domingo, 4 de outubro de 2020

Fungo

 Este nasceu em tronco podre de eucalipto. O que não falta, no Ribeiro Dom Bento, são troncos a apodrecer, ótimos para produzir cogumelos. Só faltam as sementes...

José Teodoro Prata

2 comentários:

M. L. Ferreira disse...

Deixar apodrecer a matéria orgânica no sítio onde cresceu deve ser a forma mais equilibrada de fertilizar os solos. É pena que, por causa dos incêndios, essa prática se tenha perdido, principalmente nas florestas, mas, assim como assim, vão ardendo todas.
É bonito, o fungo. Pena que não se possa comer, mas a ideia de aproveitar esses troncos para semear cogumelos é capaz de ser boa, para substituir os míscaros, que estão a desaparecer. Nos últimos dias também nasceram muitos fungos no meu quintal, mas têm formas e cores mais discretas.

Anônimo disse...

O "Tomba Lobos" restaurante famoso de Portalegre serve cogumelos de produção própria por esse sistema (cultivados em troncos velhos). Se os quiserem provar convém saber previamente se há quando lá forem. é que podem ir ao engano...tem também vinhos magnificos da região, mas caros.
A cozinha é de chefe, mas falta-lhe alma...a comida alenejana é singela, mas tem alma - a espiritualidade das aromáticas, que o bajouja não utiliza.
FB