quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Vicentinos ilustres

 Felisberto Coelho Teles Jordão Robles Monteiro

VIDA E OBRA

- Nasceu em São Vicente da Beira, em 1888, sendo batizado com o nome de Felisberto.

- Era filho de Felisberto Coelho Teles Jordão Monteiro, secretário da Administração do Concelho e natural de São Pedro, Vila Real, e de Mariana Augusta Ribeiro Robles, natural de S. Vicente da Beira.

- Estudou no Seminário da Guarda, de onde saiu aconselhado pelo bispo a trocar o altar pelo palco.

- Frequentou o Curso Superior de Letras, como aluno voluntário.

- Casou, em 1920, com Amélia Schmidt Lafourcade Rey Colaço. O casal teve uma filha, também atriz: Mariana Dolores Rey Colaço Robles Monteiro (1922-2010).

- Fundou, com a esposa, a companhia “Rey Colaço-Robles Monteiro”, sediada no Teatro Nacional D. Maria II. Ela era uma atriz de exceção e ainda escolhia o reportório da companhia, distribuía as peças e montava os espetáculos; ele era ator, marcava as peças no palco, ensaiava e fazia o trabalho técnico e administrativo. Foi a companhia de teatro mais duradoura da Europa, 53 anos.

- Faleceu em Lisboa, no ano de 1958.

Rua Nicolau Veloso, onde se situa a casa da família Robles




Casamento de Robles Monteiro com Amélia Rey Colaço

José Teodoro Prata

Um comentário:

José Barroso disse...

Pelo telefone não dá para grande comentário. Mas não se pode comparar o interesse deste homem pela Vila, com de Hipólito Raposo, penso eu. Pese embora este fosse, politicamente, do mais reaccionário que se conhece. Merece uma referência, por ter chegado longe na sua arte, mas pouco mais... Deixemos, pois, a história quieta, tal como está. Talvez seja o melhor.