domingo, 24 de julho de 2022

Já passaram 19 anos!

A Dr.ª Maria de Lurdes Gouveia Barata (Milola) adora fotografia e tem por hábito fotografar as pessoas que encontra nos eventos culturais em que participa. Mais tarde presenteia-as com as fotos. Eu tenho a sorte de ser um dos agraciados e por assim recebo frequentemente um  envelope recheado de preciosidades.

De volta a tralhas mais antigas, deparei-me com estas fotos do lançamento do livro No tempo dos avós mais velhos, do José Miguel Teodoro, realizado na nossa Praça, no dia 17 de agosto de 2003.

A obra foi editada pelo GEGA e apresentada pela Dr.ª Maria de Lurdes Gouveia Barata. Houve festa na Praça, com a participação dos bombos e do rancho folclórico.

As fotos que aqui vos deixo não contam tudo, pois a fotógrafa oferece a cada pessoa sobretudo as fotos em que essa pessoa aparece.






José Teodoro Prata

5 comentários:

M. L. Ferreira disse...

Não assisti à apresentação, mas gostei de ver agora as fotografias da Milola. E que belo cenário para a apresentação de um livro sobre São Vicente, sobretudo aquele! Percebo que o José Miguel diga sobre o “Aberebebê” que foi o livro mais feliz e qualitativo que escreveu, (consegui requisitá-lo na biblioteca da escola e acho que é uma pena que já não esteja disponível para venda), mas penso que este “No tempo dos nossos avós mais velhos” não lhe fica nada atrás. É daquelas maravilhas que nos apetece visitar de vez em quando, talvez porque, apesar de, supostamente, contar histórias da vida de tempos muito antigos, elas se perpetuaram de tal maneira na nossa terra, que algumas ainda fazem parte das nossas memórias mais velhas.
Em jeito de desabafo: que pena que sejam cada vez mais raros eventos como este de há 19 anos. Parece que nem Festas de Verão...

José Teodoro Prata disse...

Penso que o Aberebebê ainda está disponíovel para venda na Biblioteca Municipal.

José Barroso disse...

Vamos lá ver se isto dá pelo telemóvel...
Há quase 20 anos! E que jovens que vocês eram na fotografia... Muita coisa mudou. A começar por aquelas casas, lá atrás, onde foi a loja do Chico Tavares que, entretanto, foram restauradas.
Também não havia o blog "Dos Enxidros", creio, que só vim a conhecer em 2012 por indicação do meu primo Chico Alves Barroso. Em todo o caso, não soube do lançamento desse livro do Zé Miguel. Acho que ainda li umas páginas, talvez no GEGA. Também gostava de o ter, porque, se bem me lembro (já há tanto tempo!), o JMT aproveita factos históricos reais e acrescenta-lhes movimento, criando as tais cenas vivas quotidianas!
Acho que nunca é tarde para dar os parabéns ao autor. Se puder, também vou adquiri-lo.
Abraços, hã!
JB

Anônimo disse...

A Libania receberá um de oferta, em breve. Com o maior gosto de quem o dá, estou certo.
Obrigado, ZTP, pela boa lembrança.
JMT

Anônimo disse...

Edtou certo de que a Libânia receberá em breve um Abarebebe de oferta. É aguardar, monha cara
JMT