domingo, 11 de fevereiro de 2024

Hipólito Raposo e os Candeias

 Acabo de chegar de São Vicente, onde participei na palestra do José Miguel Teodoro sobre o patrono da nossa biblioteca, o Hipólito Raposo.

No final, desejando ligar esta personalidade histórica com a atualidade vicentina, afirmei estar ele ligado aos Candeias, com destaque para o João Prata Candeias, que estava presente.

A verdade é que a sua ligação é direta não com este, mas com os primos dele, filhos de João Candeias e Maria de Jesus, pois esta descende dos mesmos antepassados do Hipólito Raposo (na próxima terça-feira completam-se 139 anos que nasceu Hipólito Raposo, na casa onde vive atualmente a sua familiar Amélia Candeias com o marido Carlos Cruz).

De facto, existe uma outra ligação ainda mais antiga aos Candeias e foi essa que me levou ao equívoco:

Em 1840, casaram José Hipólito de Jesus e Ana Raposa, esta filha de Maria Candeias e neta de Ana dos Santos Candeias. Desse casamento nasceu, entre outros, João Hipólito Vaz Raposo, que casou com Maria Adelaide Gama, em 1872. Tiveram, entre outros, José Hipólito Vaz Raposo, o conhecido patrono da biblioteca, que nasceu em 1885. Afinal, era a avó paterna do Hipólito Raposo que era dos Candeias.

Obrigado ao José Miguel Teodoro que veio de Lisboa de propósito para partilhar uns momentos connosco. E às dinamizadoras da biblioteca (Celeste, Libânia e Conceição), que organizaram o evento e nos ofereceram o lanche que permitiu prolongar o nosso convívio.

José Teodoro Prata

Um comentário:

M. L. Ferreira disse...

Em maior ou menor grau, percebemos, desde crianças, que somos todos primos, cá na terra. E isto para não ir mais longe… (para quem se interessa por estas coisa, a genealogia é um mundo fascinante).
Não serão de mais os agradecimentos ao José Miguel Teodoro pela partilha do muito que sabe sobre o Hipólito Raposo, pretexto, também, de encontro entre tantos que estiveram presentes.