segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

O nosso falar: espigos

 Levei grelos de couve-naba a uma amiga do Norte e ela gabou-me a excelência do arroz de espigos, em especial de couve galega. Cada vez que eu falava de grelos, ela respondia-me com espigos e a certa altura disparou:

- Porque é que não dizes espigos?

- Na minha terra também se diz espigos, mas aqui só se fala em grelos… - justifiquei-me.

Quis ser simpático e coloquei-me ao nível dos albicastrenses, mas lixei-me, pois a minha amiga não transige com as suas raízes.

No resto da conversa já só se falou de espigos.

José Teodoro Prata

Um comentário:

M. L. Ferreira disse...

Também me tenho consolado com arroz de espigos ou só cozidos, estremes, de couve ou de nabo. Tenho tido tanta fartura (dados pelas vizinhas...)que até já fiz algumas bolas de ervas para guardar e comer pelo ano fora.