sexta-feira, 15 de março de 2024

Andam corças...


Na passada segunda-feira, cerca das 8:30h, uma corça atravessou a estrada, um pouco antes de se chegar ao cruzamento para a barragem do Pisco, vindo de C. Branco.

Eu vinha de carro a sair da lomba e ela teve de apressar a corrida, mas veio logo outro veículo em sentido contrário e a corça teve de se esticar toda para conseguir escapar. Seguiu depois pelo caminho que dá entrada no pinhal do sr. Francisco Ventura.

As corças devem ter aí um corredor de passagem, pois há uns tempos uma corça chocou com um carro que ia a passar, sensivelmente naquele local.

Andam corças pelos bosques e pelas estradas!

José Teodoro Prata

Um comentário:

M. L. Ferreira disse...

Também me aconteceu há tempos, mas já na zona do Valouro. Era uma corça ainda jovem, que saltou do meio da vegetação e nem hesitou em atravessar a estrada a correr. O que valeu foi que era o Luís que ia a conduzir e, com mais experiência e sangue frio, conseguiu controlar o carro e não bater no animal nem despistar-se.
Há dias, vinha da Senhora da Orada e, mesmo em frente da fábrica da Fonte da Fraga, passou à minha frente um javali. Tive um bocado de medo, mas ele ainda teve mais: assim que me viu desatou a fugir, assustado.
Têm razão as pessoas que protestam quando veem as suas culturas destruídas, mas penso que é bom o reaparecimento destas espécies que, pelos vistos, sempre aqui existiram. Não sei é se não poderia haver algum controlo na reprodução, sem ser as caçadas, autênticas chacinas, de que já temos ouvido falar.