domingo, 16 de novembro de 2025

Beira e Sophia

 
Estive ontem na manisfestação contra as centrais solares Beira e Sophia, em Castelo Branco. Muito pouca gente (metade da que esteve no Fundão, onde também eram muito menos do que deviam ser), eu que esperava um sobressalto cívico, pois está em causa a nossa sobrevivência.

O Ribeiro Dom Bento estava muito bem representado, com mais de metade dos moradores e proprietários não absentistas.

Não sou exemplo para ninguém, eu que raramente participo nestes eventos, e há muitas formas de participar, cada um manifesta-se como quer e pode. Por outro lado, da central Beira, a que mais vai afetar o nosso concelho, pouco se fala

Uma delas é assinar esta petição, nova, que me foi enviada ontem pela Manuel Catana, uma das técnicas do Geoparque NaturTejo: https://participacao.parlamento.pt/iniciatives/5569

José Teodoro Prata

3 comentários:

José Teodoro Prata disse...

Não estou a conseguir abrir o link, embora abra no WhatsApp.

Anônimo disse...

Por mais que defendamos as energias renováveis, pensar que daqui por uns anos, para além de outros efeitos, vamos ter verões com temperaturas mais altas que as que já temos, é inimaginável e levará ainda mais rapidamente á desertificação deste território. Como se não nos bastassem os incêndios e os eucaliptos que tornam a nossa paisagem uma tristeza.
Parece que a plataforma das assinaturas não funciona mesmo...

Anônimo disse...

Do que me apercebi, também vão fazer um na zona do Juncal do Campo, que levará à instalação de mais postes de alta tensão, com sentido Juncal - Central Elétrica da Gardunha, paralelos aos que já existem, para depois a energia voltar no sentido contrário, nas linhas já existentes. Mais devastação de floresta, mais expropriação e inutilização de terrenos e outros impactos totalmente sem sentido. As novas linhas vão passar ainda mais perto do Mourelo ou mais perto do São Tiago? Porque de uma forma ou outra, o impacto será evidente.