sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Sopas de vinho

Há muitos anos, havia ali para a charneca um carvoeiro muito pobre, coxo e que ainda p’ra mais gostava da pinga. Logo de manhã, o mata-bicho era uma malga de sopas de cavalo cansado. O vinho, o mais das vezes, já meio azedo; o pão, só broa ou centeio, quase sempre duro que nem pedras. Mesmo assim, até dava gosto vê-lo a comer as sopas de pão mergulhadas no vinho e, no fim, a escorropichar a malga até ao último pingo.
De barriga aconchegada e alma aquecida, abalava de casa muito antes do nascer do Sol. Com a jaqueta e o boucheiro às costas e o podão pendurado à cintura, lá ia ele, umas vezes até às Rebardeiras (Ribeiro de Eiras), outras pela serra do Ingarnal (Engarnal) acima. Era para esses lados que havia a melhor esteva e torga da taluda para fazer carvão de primeira. Depois andava a oferecê-lo a ferreiros ou ferradores que lho pagavam mal e a más horas. Às vezes, nem dava para o sabão. Devia ser por isso que andava sempre tão enfuscado que mais parecia que tinha vindo da África. Até os ganapos, mais por medo que por maldade, faziam pouco dele. Quando o viam passar, de saca às costas, seguiam-no à distância e, arremedando-lhe o mancar, provocavam:
                       
O preto da Guiné
Lava a cara com café,
Envergonha-se de ir à missa
Com sapatos de cortiça.

Ele, de tão cansado, fazia que não ouvia e continuava o caminho, curvado debaixo da saca; mas às vezes, só para os assustar, parava, voltava-se para trás e, com grande esforço, levantava a cabeça onde só os olhos revirados lhe luziam. Era vê-los a correr e a esconderem-se nas portas ou nas esquinas mais próximas! Mas não tinham emenda, os demónios: mal ele se virava, continuavam a provocação.
Uma manhã, ou por o vinho ser mais forte ou porque lhe tivesse caído na fraqueza, viu-se perdido para subir o carreiro, encosta acima. Dava dois passos para a frente, vinha um para trás; queria ir a direito, cambaleava para a banda. Não havia meio de sair do mesmo sítio. Pasmado e sem descortinar a razão de tal fenómeno, sentou-se no meio da vereda e, com a cabeça entre as mãos, pôs-se a dizer para os seus botões: «O vento na serra não zurra; eu caio, mas ninguém me empurra. Ainda hoje não bebi vinho, senão passado pelo pão… Sopas de vinho também embebedarão?!».
Nesse dia já o sol ia alto quando chegou ao destino, todo derreado das costas e a mancar ainda mais…

Torga de flor rosada, abundante no norte e centro do país. As raízes eram utilizadas para fazer o carvão usado nos fogões de cozinha, nos ferros de passar e nas forjas. O carvão das estevas era mais utilizado para as braseiras.

O boucheiro era a ferramenta utilizada pelos carvoeiros para arrancar as plantas com que faziam o carvão.
M. L. Ferreira

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Natureza 1

Gardunha, 15/02/2014


José Teodoro Prata

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O gosto de gostar

JÁ TENHO SAUDADES


Jornal Público, 2 de janeiro de 2014
José Teodoro Prata

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Pe. Vicente Vaz

Em os quinze dias do mês de janeiro do presente ano de mil setecentos e vinte e três, faleceu da vida presente, com todos os sacramentos, o padre Vicente Vaz, presbítero natural que era do Casal dos Pereiros, freguesia de Nossa Senhora da Assunção, desta vila de São Vicente da Beira, e morador nesta mesma vila, onde foi cura muitos anos.
Fez testamento solene e aprovado na forma de lei pelo tabelião Nicolau Veloso Ascenso com sete testemunhas, cuja cópia dos legados pios tresladei abaixo deste assento, na forma que se segue. Está sepultado dentro a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção sobredita, de que fiz este assento, no mesmo dia mês e era acima.
O Vigário Estevão Álvares de Pina

Cópia dos legados e disposições do Padre Vicente Vaz
Que o seu corpo seja sepultado na igreja desta vila e que no dia do seu falecimento, sendo hora, se lhe digam duas missas de presente, e não sendo horas, ao outro dia, por esmola, cada uma, de cento e vinte réis. E se lhe faça um ofício de nove lições(?) ao sétimo dia do seu falecimento.
Que se lhe digam pelas almas de seus pais quatro missas; pela alma de António Lourenço, duas; pela alma de sua tia, a Ruyva(?), do Ninho do Açor, duas; pelas almas de suas irmãs, duas missas; pelas penitências mal cumpridas, quatro; pelas almas dos mais defuntos seus parentes, quatro.
Deixa a Francisco Lopes de Carvalho, seu afilhado, pelo amor de Deus e descargo da sua consciência, pelo terem servido, um souto ao Vale de Pero Lourenço; uma terra com seu fruto à Ribeira Queimada; uma vinha na Mata; a metade da silha da Barroqueira, para ele ali poder por suas colmeias; mais lhe deixa dez colmeias; a sua espingarda; dois potes, um de ter vinho e outro de ter azeite; mais um baú que tem mais um alqueire de linhaça; e quanto o que o dito tiver seu naquela casa onde ele mora o poderá tirar sem o ninguém impedir.
Deixa a seu sobrinho Manuel Vaz quatro colmeias e assento para elas no fundo das Barrocas (…).
Deixa a sua sobrinha Francisca um souto ao Pisão desta vila, a metade do Valinho, com suas oliveiras e mais quatro colmeias.
Deixa a sua sobrinha, mulher de Domingos Freire, de Almaceda, uns castanheiros na Barroca do Mourelo.
Deixa a seu sobrinho José Pires a metade da Barroca do Freixo, porque a outra metade é da capela.
Deixa a Manuel Figueira, dos Pereiros, casado com sua sobrinha, o chão que tem nos Pereiros, com suas árvores e casa que nele fez; mais uma tapada grande à ribeira dos mesmos Pereiros, com obrigação de cinco missas para sempre. E tendo filho que se ordene lha porão em património (…). Porém, nestes primeiros dois anos depois do seu falecimento, se lhe dará em missas, por sua intenção, todo o rendimento da dita tapada. E de tudo o mais institui como universais herdeiros Manuel Figueira e sua mulher.
Declara que deve à irmandade de São Pedro, desta Vila, quatro mil e oitocentos réis. E que acompanhem seu corpo as confrarias e a cada uma se dê um alqueire de centeio.
E não consta mais do dito testamento, o qual foi feito pelo Doutor Manuel Simões, a dez de fevereiro de mil setecentos e vinte e dois e aprovado no mesmo dia e era pelo tabelião Nicolau Veloso Ascenso, sendo testemunhas presentes, que na aprovação o assinaram, o Pe. Miguel de Abreu, Francisco de Azevedo Cabral e Pina, João Batista Marques, Manuel Rodrigues(Roiz) Calvo, Francisco Rodrigues(Roiz) Fróis(Fraes?), Manuel Leitão, Bernardo da Costa, ao que tudo me reporto.

Fez mais um codicilo em sete de janeiro do presente ano de mil setecentos e vinte e três, no qual mandou que de vinte alqueires de centeio que lhe devia seu herdeiro Manuel Figueira deixa a sua irmã viúva Maria Fea, oito alqueires, à mulher do dito Manuel Figueira, quatro alqueires, ao afilhado Francisco Carvalho, cinco, à irmandade de São Pedro, um, e à do Santíssimo, um. E à do Santo Cristo um alqueire de azeite e que no dia do seu falecimento se lhe digam duas missas por sua alma, de esmola de cento e vinte réis, que pagará seu afilhado Francisco Lopes de Carvalho, de setecentos e noventa réis que havia pago do concerto das casas.
O qual codicilo foi feito por mim vigário, ao qual estiveram presentes e nele assinaram Valentim Peres, Simão, solteiro, criado de Bartolomeu Peres, Manuel, solteiro, filho de Manuel Mendes Mouco, todos moradores desta vila. E a entregaram os próprios ao dito herdeiro Manuel Figueira, no dia 18 de janeiro do dito ano, o qual assinou aqui comigo.
São Vicente da Beira, dia, mês, e era ut supra.

O Vigário Estêvão Álvares de Pina
Manuel Figueira

Notas:
- O Vigário Estêvão Álvares de Pina era um Familiar do Santo Ofício. Foi contemporâneo do Pe. Manuel Simões que investigou o passado de Alexandre Henriques, em São Vicente da Beira, como comissário da Inquisição, segundo a autora do estudo apresentado há dias.
As principais funções dos Familiares estavam ligadas à máquina policial do Santo Ofício, cabendo-lhes executar as prisões de suspeitos de heresia, sequestrar os bens dos condenados, nos crimes em que coubesse confisco, e efetuar diligências a mando dos inquiridores.
- O tabelião que registou o testamento do Pe. Vicente Vaz chamava-se Nicolau Veloso Ascenso. Seria familiar de Nicolau Veloso de Carvalho, que casou com Maria Cardoza Frazão, em 1698. Era filho de Manuel Leitão(?) de Carvalho e de Maria Távora. Um deles deu o nome à atual rua Nicolau Veloso. 
José Teodoro Prata


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Em jeito de comentário…

Num passeio pelo blogue, deparei-me há tempos com um artigo publicado no dia dez de Dezembro de 2011: “Sementeira de pinheiros”.

Surpreendeu-me o facto de a plantação de pinheiros na maior parte das serras do interior ser relativamente recente. Talvez porque nunca tenha pensado muito no assunto, imaginava que os pinhais onde antigamente íamos à lenha e às pinhas, e onde encontrávamos muitos homens a colher a resina, existiam há muitos séculos; pelo menos tantos como o pinhal de Leiria. Quase fiquei desiludida ...

Surpreendeu-me também o facto de, na altura, a Junta se ter desculpado com a falta de meios para fazer a sementeira do pinhal nos terrenos públicos e nenhum proprietário ter requerido semente para florestar as suas terras.

Depois lembrei-me de um livro que (quase) li há uns anos e cuja história trata precisamente este assunto: uns senhores de Lisboa, com o apoio das autoridades locais, chegam a uma aldeia do interior com o propósito de semear pinheiros em todos os terrenos baldios e alqueives. Alegam que é em nome do progresso e dizem que daí por alguns anos a região se tornará muito mais próspera. Oferecem subsídios e indemnizações, mas a maior parte dos habitantes da aldeia não aceita as propostas. Se cederem as suas terras onde é que vão cultivar o centeio, apascentar as cabras, arranjar chamiços para não morrer entiritados no inverno e cortar o mato para as furdas dos vivos?
Não sei como é que acabou a história. Provavelmente venceram os da cidade; sempre os mais fortes…

Foi pena que, mais recentemente, os nossos agricultores e pescadores (se calhar, os nossos governantes) não tenham resistido à tentação dos subsídios e indemnizações para abandonar a agricultura e a pesca, atividades tão fundamentais para a identidade e sobrevivência das pessoas, e a economia do país!


Esta fotografia, tirada pela Luzita Candeias num dos muitos passeios que lá fizemos, é de um recanto belíssimo do Casal Poisão, lugar onde antigamente, como me disse uma vizinha, se semeavam muitos moios de centeio. O pão deu lugar aos pinheiros, e agora, depois dos fogos, é quase só eucaliptos…

M. L. Ferreira

Nota: O livro a que me refiro é “Quando os lobos uivam” de Aquilino Ribeiro. Disse que “quase o li” porque um dos meus cães, aproveitando uma pausa na leitura para atender o telefone, literalmente o devorou. Fiquei sem saber como todo aquele drama acabou, mas imagino…

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Alexandre Henriques

Síntese do trabalho “Movido pela loucura ou pela fé: trajetória de Alexandre Henriques”, da investigadora Grayce Mayre Bonfim Souza, professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil, e publicado em

Alexandre Henriques foi batizado, em São Vicente da Beira, pelo Padre cura Antonio Simões Leitão, aos onze dias do mês de dezembro de mil seiscentos oitenta e nove anos e foram padrinhos Pedro Rodrigues da Costa, solteiro, filho de Alexandre Henriques e de sua mulher Brites Rodrigues, e sua madrinha Leonor Rodrigues da Vila do Sabugal. Era filho de Francisco Henriques da Costa, comerciante de tecidos, e Clara Rodrigues, todos de São Vicente da Beira.

Em dezembro de 1706, Alexandre Henriques procurou a Mesa Inquisitorial do tribunal de Lisboa para confessar que praticava o judaísmo e que havia sido iniciado (juntamente com sua irmã Maria Nunes) por sua mãe, Clara Rodrigues, e pela madrinha, Leonor Rodrigues (também sentenciada pelo tribunal). Nessa ocasião, ele fez referência ao ritual de jejuar e “guardar o dia grande do mês de setembro”. O jejum grande consistia em abstinência completa de “alimentos sólidos ou líquidos durante 24 horas do Iom Quipur, iniciado na véspera, quando a primeira estrela aparece no céu, encerrando no dia seguinte à mesma hora”.

Após confessar perante o Santo Ofício, ficou por certo tempo na Corte, dedicando-se a alguns negócios, e depois passou para a cidade de Leiria; em seguida foi assistido na Vila de Perucha (Ourém, Portugal) e depois no Rio de Janeiro, e posteriormente nas Minas. Por fim, foi recolhido como louco pelo hospital da Santa Casa da Misericórdia na cidade da Bahia.

Alexandre Henriques, cristão-novo e mercador, foi preso em Serro Frio, região das Minas do Ouro, e enviado à Baía e depois para Lisboa, onde deu entrada na prisão dos Estaus (Rossio, sede da Inquisição, no lugar do atual teatro D. Maria II), no dia 16 de março de 1734, com 46 anos de idade.

Quando foi preso, disse que ele ao tempo em que foi preso tinha uma loja, que importaria em vinte e tantos mil cruzados de fazendas [...]. E do líquido, que se lhe quer [são] vinte e duas dobras de dose mil e oito [centavos] cada uma, e dez patacas de trezentos e vinte réis cada uma, que importam em três mil e duzentos réis, e quatro oitavas de diamantes brutas, que não se sabe o quanto valeriam.

Na Baía, onde foi recolhido ao Hospital da Misericórdia, por loucura, Alexandre Rodrigues disse que não acreditava na Santíssima Trindade, que há um Deus poderoso, mas não trino nas pessoas, como também negava a encarnação do divino Verbo, a pureza imaculada da Virgem Santíssima e, finalmente, todos os mais mistérios da nossa Santa Fé, da instituição do Sacramento do Altar, Sagrada Eucaristia, Ressurreição... Encerrado o seu discurso herético, teria confessado ser judeu de nação e acreditava que só a “lei de Moisés era verdadeira e que nela queria morrer, ainda que o queimassem vivo. E que desde os sete anos o seu nome verdadeiro era Isaac Pecador.

As testemunhas consideraram que Alexandre Rodrigues era movido pela convicção religiosa de um judeu “muito apaixonado” e não pela loucura.

Alexandre Rodrigues declarou ainda que, depois que saiu do Santo Ofício, em 1706, viveu apenas três anos na lei de Cristo, retornando então para a lei de Moisés, porque o demónio o perseguia.

Ao próprio Vice Rei, que lhe perguntou se ele era cristão e cria em Deus, logo lhe respondeu publicamente que era judeu, e que cria no Deus de Israel e na Lei de Moisés em que havia de morrer.
Ao Comissário da Inquisição João Calmon, pediu Alexandre Rodrigues que alcançasse licença de liberdade de consciência para viver na lei de Moisés em que só cria por verdadeira.

Enviado à Inquisição de Lisboa, permaneceu no cárcere de Estaus durante mais quatro anos. Mandou-se então investigar o seu passado, em S. Vicente da Beira.

Da diligência realizada, pelo comissário do Santo Ofício Manuel Simões, obtiveram-se poucas informações, mas o suficiente para perceber que a família, desde muito cedo, foi se decompondo por conta das perseguições religiosas. Nos relatos e outras informações que surgem ao longo do processo, foi possível identificar três de seus irmãos. O pai, Francisco Rodrigues da Costa, era um cristão novo e mercador, e a mãe, Clara Rodrigues, foi presa em 21 de março de 1703, por acusação de judaísmo, sendo sentenciada em Auto de Fé que ocorreu no ano de 1705, cuja pena foi abjuração em forma, cárcere e hábito penitencial perpétuo sem remissão, degredo para Angola por 5 anos e penitências espirituais. Maria Nunes, irmã de Alexandre Henriques, também procurou a Mesa em 1706 para confessar que judaizava e Brites Rodrigues da Costa ficou presa nos cárceres dos Estaus por mais de um ano e meio. Consta ainda no sumário que o terceiro filho, Pedro, tinha problemas mentais e morreu ainda muito jovem, em 1703. Segundo as testemunhas, o mais novo era Alexandre e havia-se ausentado da Vila fazia muito tempo.

Considerado louco, foi Alexandre Rodrigues entregue ao Hospital Real de Todos os Santos, onde faleceu, em novembro de mil setecentos e trinta e sete.

Notas:
- Apelidos de Alexandre Henriques e sua família: Henriques, Rodrigues, Nunes e Costa.
- Em 1689, o cura da Igreja de São Vicente era António Simões Leitão. Em 1733-37, o representante local do Tribunal do Santo Ofício (Inquisição) era Manuel Simões, o qual sabemos ter sido padre e licenciado. Aliás, em 1739, exerceu provisoriamente o cargo de Vigário. Em 1709, este Manuel Simões foi padrinho de um filho de Manuel Lopes Guerra. Ambos, Manuel Simões e Manuel Lopes deram nomes a ruas do Cimo de Vila. Em 1762-85, existiu um Doutor Manuel Simões e, na mesma época, um Cláudio António Simões (filho de Manuel Lopes Guerra), também letrado, pois era escrivão da Câmara. Foi a filha deste, Maria Benedita Simões Feio de Carvalho, que casou com um membro da família Cunha Pignatelli, fundando a Casa Cunha, em São Vicente da Beira.
- O grande dia do Iom Quipur, em finais de setembro, era (é) para os judeus um dia de jejum e de extrema religiosidade. É o dia do perdão das faltas cometidas sobre os outros, perdão que se obtém desses outros, por meio da demonstração de um profundo arrependimento. Isto levanta-nos uma questão muito complexa: a data coincide com a nossa festa do Santo Cristo, também ela de grande religiosidade, no passado e ainda hoje. A devoção ao nosso Santo Cristo da Misericórdia já era grande no século XVIII, mas manifestava-se ao longo de todo o ano e não num dia especial. Terá sido criada a festa ao Santo Cristo para fazer esquecer aos descendentes dos judeus as suas antigas tradições religiosas, enquadrando-as no Cristianismo? Ou, por outro lado, ter sido criada por descendentes de judeus que consideravam, por tradição, os finais de setembro como um tempo sagrado.

José Teodoro Prata