sábado, 20 de novembro de 2010

Marmelada


Tive marmelos no Ribeiro de Dom Bento, fiz marmelada e já se comeu.
Trouxe mais marmelos da Oriana e voltei a fazer marmelada.
Dantes, fazer marmelada era uma empreitada, pois tirava-se a casca ao marmelo, o que tornava a tarefa muito custosa.
A minha irmã Celeste ensinou-me uma nova maneira, que aprendeu com pessoas, na Vila, e agora fazer marmelada é facílimo.
Lavam-se e limpam-se os marmelos, cortam-se às fatias, casca e tudo, excepto o caroço, e metem-se na panela de pressão. Já sei que a panela de pressão leva 3 quilos de fatias de marmelos e, como deito um terço do peso em açúcar, nem preciso de pesar.


Junta-se meio copo (pequeno) de água, um quilo de açúcar amarelo, dois paus de canela e o sumo de um ou dois limões (pequenos).
Põe-se o lume no mínimo, sem apertar a tampa, até derreter o açúcar. Quanto estiver em líquido, aperta-se a tampa e deixa-se ferver, ainda em lume brando, pois a panela ficou muito cheia. Ferve perto de uma hora. Se a panela não estiver tão cheia, o lume pode ficar mais forte e o marmelo coze em menos tempo.
Depois tiram-se os paus de canela e tritura-se. Deixa-se arrefecer um pouco e coloca-se nas malgas. Como leva pouco açúcar, não se conserva tanto tempo e o melhor é congelar uma parte. Fica bom na mesma.
Esta nova maneira de fazer marmelada tem a vantagem de aproveitar a casca, rica em substâncias nutritivas e que reforça o sabor do marmelo.
A minha marmelada fica em ponto de barrar o pão. Quem a quiser mais seca, basta deixar ferver mais tempo, depois de triturar, mas mexendo frequentemente.



Receita:
3 kg de fatias de marmelo
1 kg de açúcar (os gulosos devem juntar mais)
1 limão (sumo)
2 paus de canela
meio copo (pequeno) de água

Alteração após dois anos de experiência (6/10/2012):
Já só deito o sumo de menos de meio limão, pois fica menos ácida e mais cremosa. Uso sim a casa inteira do limão, cortada fininha, o que dá à marmelada um agradável sabor citrino.
Também não coloco a tampa na panela e assim a marmelada fica com a sua cor natural, amarela.

Nenhum comentário: