quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Usurpação 1

A Canada dos Carqueijais

O início da canada dos Carqueijais, junto ao portão da Quinta Nova (dos Viscondes da Borrolha, descendentes de Francisco Cladeira, a quem a canada foi concedida, pelo rei D. José).


Parede que cortou transversalmente a canada. Metros mais acima, a canada também está cortada, mas por vedação de arame.


A canada, a meio da encosta, a chegar ao antigo caminho para o Cabeço do Pisco. Aqui, o dono dos Carqueijais respeitou a canada, colocando a vedação no limite da sua propriedade. Notam-se os vestígios das paredes que ladeavam a canada, de um lado e do outro.

Pode dizer-se que é um caminho velho, inútil nos tempos de hoje, cheio de mato. Mas é público, do Estado, e sobretudo, para nós, um museu vivo de como foram os tempos passados. Alguns gastam milhões a construir museus, nós temos este e muitos mais (por enquanto), gratuitos, a céu aberto, na Natureza.
De facto, já não há gados para utilizar esta canada. Mas podemos dar-nos ao luxo de prescindir dela, num presente e num futuro tão virado para o património histórico e paisagístico?
Os anos 60 e 70 foram de destruição de tudo o que lembrava os tempos difíceis do passado. Queríamos construir um mundo todo novo. Mas já percebemos que cometemos muitos erros. Dantes, não sabíamos, agora, já sabemos. Não há desculpa!

Nenhum comentário: