sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Reforma da Administração Local

O Governo apresentou, no passado dia 26 de Setembro, o Documento Verde da Reforma Administrativa Local.
Por acordo com a troika, em meados do próximo ano devem estar lançadas as bases desta reforma e publicada a legislação de suporte.
O jornal Gazeta do Interior, de C. Branco, traz esta semana artigo de fundo sobre o tema.

Algumas questões:

- Confirmaram-se os meus receios: incentiva-se a fusão de municípios, mas a extinção de freguesias é a prioridade. Pudera, é nos concelhos e em volta das câmaras que gravitam as elites partidárias locais, no poder agora ou daqui a uns anos. Afrontá-las seria criar fracturas nos partidos, comprometendo apoios às direções nacionais!

- Na reforma administrativa que extinguiu o concelho de S. Vicente da Beira, em 1895, salvaram-se os concelhos minúsculos de Vila de Rei, Vila Velha de Ródão, Penamacor e Belmonte. Alguns chegaram mesmo a ser extintos, mas restauraram-se de novo, só pelo de S. Vicente ninguém acudiu, como se lamentava Hipólito Raposo. Agora, cem anos depois, preparam-se para continuar a sobreviver. Pelo menos o de Vila de Rei não será tocado, pelo peso que tem dentro do partido do Governo.

- No artigo da Gazeta, vários autarcas da região defendem que, em vez de extinguir freguesias isoladas, a prioridade devia ser extinguir as freguesias das sedes dos concelhos, que não servem para nada, pois aí são as câmaras que fazem tudo. Nas sedes dos concelhos, apenas no século XIX foram criadas as Juntas da Paróquia, nos séculos anteriores eram as câmaras a cuidar dos assuntos das sedes concelhias. Sem esta medida e sem a extinção dos concelhos pequenos, não vejo onde se vá poupar alguma coisa, sendo esse o principal objectivo desta reforma.

- O critério será, segundo o documento, extinguir freguesias com menos de 500 habitantes. No nosso concelho, estão nesta situação o Sobral do Campo, Ninho do Açor, Freixial do Campo, Juncal do Campo, Cafede, Monforte da Beira e Mata. São Vicente da Beira, com 1261 habitantes (Censo de 2011), é a quarta freguesia mais populosa do concelho e também uma das maiores em área geográfica. A lei não a obrigará a alterações.



- Em princípio, não sou um partidário cego das freguesias atuais. Muitas vezes, elas dividem os povos mais do que os unem. Por exemplo, Cebolais de Cima e Retaxo são duas freguesias do mesmo concelho, encostadas uma à outra, por uma rua que nem sei a qual pertence. Juncal e Freixial, quase igual. Cafede é uma minúscula aldeia ao lado de C. Branco, quase um mini dormitório. Dos tempos antigos, perdemos a solidariedade, a partilha, a união. São valores a renovar nesta reforma. Associação generalizada de freguesias pequenas e/ou contíguas, independentemente do número de habitantes, porque não? (Mas não percebo onde se consiga poupar dinheiro que se veja!)

- Mas temo por este extingue-se e depois logo se vê. Não vai haver tempo para as ideias amadurecerem, fazendo germinar novas realidades, novas práticas de vida comunitária. O que está em risco de morrer é nada menos que a democracia local, a proximidade com as pessoas, a participação das comunidades na resolução dos seus problemas. Claro que não é a associação de freguesias, só por si, que implicará esse risco, mas sim as soluções apressadas. Há uns tempos conheci um ditado que retrata esta ideia: cadelas apressadas parem cachorros mortos. Estamos a esquecer-nos demasiado das pessoas: a lógica atual é a precaridade e o desemprego, porque se poupa; fechar serviços, porque se poupa; diminuir os transplantes, com a consequente morte dos pacientes, porque se poupa… Cresce um sentimento generalizado de abandono, entre as gentes.

4 comentários:

xx cuco xx disse...

Ammigo Prata, infelizmente, estes senhores que se consideram donos deste perritório, não olham a valores, por isso, não haja dúvida, isto tudo irá ao charco. Por pena de muitos e de minha também. Já na semana passada, coloquei no meu blog um artigo muito interessante sobre a politica de despovoamento do interior, nomeadamente, das nossas aldeia. Irá ser um facto. Tal como diz o meu pai e já com 62 anos, "As aldeias não passarão de uma colónia de férias para que os seus filhos possam cá vir durante 15 dias do ano". Sejamos claros e modestos, caminhamos para esse nosso terrível destino.

Abraço.

Carlos Domingues
http://lourical.blogspot.com

Anônimo disse...

Reforma Administrativa Local.
Olá Sr. Prf. Tenho por hábito visitar o seu blog, porque também eu sou um “filho da terra deslocado”.
E é aqui muitas vezes que mato as saudades de casa, ficando a saber as novidades das varias instituições que em conjunto dignificam e elevam o nome dessa linda localidade que tanto me orgulho de dizer que pertenço…
Por isso o meu muito obrigado por esta facilidade que me dá de estar longe e ao mesmo tempo perto…

Mas vamos ao que interessa…
Politica deste pais e as consequências que dai surgem…
No caso da Administração local, também eu não vejo de onde se vai poupar dinheiro aos cofres do estado poupado 900€/Mês +/- ,(valor distribuído aos 3 maiores figuras numa junta), valor esse que não é considerado ordenado mas sim ajudas de custo…
Mas vamos ver outra coisa para que serve no contesto atual um presidente de Junta, era fácil se repetisse o que a constituição da republica refere…
Mas um Presidente/Secretario/Tesoureiro, SÃO MUITO MAIS QUE ISSO…
São o primeiro e o ultimo refugio do cidadão, quando sem saber os seus direitos/deveres para com a comunidade se desloca á sede de uma Junta para tira duvidas muito importantes, que por vezes implicam o bem estar de outros…
São as pessoas que generosamente disponibilizam um pouco do seu precioso tempo em prol dos outros…
Procuram defender a população e a sua localidade perante altas entidades que como estas as querem fragilizar…
ELES SÃO O ELO DE LIGACÃO DO ZÉ POVINHO COM O PODER ISTITUIDO
São sem duvida um dos cargos MAIS IMPORTANTES num estado de direito…
QUANDO UM GOVERNO NOS DIZ QUE TEMOS QUE CORTAR DESPESAS NA SAUDE PORQUE ESTAMOS EM CRISE, é lógico e de esperar TUDO…
E muito mais avia para comentar, mas isto é um comentário e não um artigo, por isso tenho que abreviar…
PS: um peque no aparte para o GOVERNO SOBRE A SAUDE e a educação:
“OS CORTES NA SAUDE PORQUE ESTAMOS EM CREISE”…
ERA SO PARA LEMBRAR QUE AS DOENÇAS NÃO FASEM GREVE, SR. PASSOS QUANDO ALGUEM COM UMA DOENCA PERGUNTA “então não vou ser tratado?”…
QUE RESPONDEMOS!? É CRISE!!??
Sobre a educação/Coltura. UM PAIS ETANTO MAIS EVOLUIDO QUANDO O NIVEL COLTURAL QUE APRESENTA… E NUNCA SE ESQUESA QUE “FORMAMOS HOJE OS HOMENS E MULHERES DO AMANHÔ…
E sobre esta “BALBURDIA NA QUINTA” avia muito para dizer mas fica para um outro dia. Que eu tenho que mandar um “FAX” para o Parlamento…

Com um muito BEM HAJA
Pedro G.

José Teodoro Prata disse...

Pedro G.
Obrigado pelo seu comentário, pois faz o elogio dos eleitos locais, realçando a sua importância junto das pessoas, algo que eu fizera de forma muito resumida.

Anônimo disse...

Obrigado Prof.
Mas só me limitei a ser realista…
A vida nem sempre se resume a Números…
É pena só alguns alcançarem isso… (ou não)
PS: “pior cego é aquele que não quer ver”
E o maior problema deste País, foi ser governado por “cegos” & “populistas”…
Abraço Pedro G.