quinta-feira, 18 de outubro de 2012

5.º CENTENÁRIO DO FORAL MANUELINO DE S. VICENTE DA BEIRA

Este é o último dos artigos publicados, durante o verão, no jornal Reconquista. Seguir-se-á o texto integral do nosso foral manuelino.

Tempos fecundos
Ao clima frio e chuvoso do séc. XIV e inícios do séc. XV seguiu-se um tempo mais quente e seco, propício à produção de cereais de sequeiro. Esta melhoria coincidiu com um longo período de paz que Portugal viveu após Aljubarrota (1385). Consequentemente, as produções agrícolas aumentaram, o comércio reanimou-se e a população cresceu.

As povoações ganharam nova dinâmica, animadas pela abundância de gentes e de produtos. À semelhança do que terá ocorrido em todo o território nacional, os séculos XV e XVI foram particularmente fecundos no antigo concelho de S. Vicente da Beira.

Além da criação das igrejas paroquiais de Tinalhas e Louriçal do Campo, já referida em artigo anterior, devemos acrescentar outros templos religiosos que apresentam características arquitetónicas deste período. Os alpendres da Senhora da Encarnação (limite da Póvoa com Tinalhas) e da Senhora da Orada (São Vicente) são típicos do século XVI, embora a Orada remonte, possivelmente, a muitos séculos atrás. Nesta ermida, o cruzeiro e a pia de água benta são belas peças do estilo manuelino.

O pórtico manuelino da capela de Santa Bárbara situa-a claramente na primeira metade do século XVI. A sua localização atual no Casal da Fraga não remonta às origens, pois foi para ali trasladada nos anos 30 do século XX, proveniente do Valouro, limite do Sobral com São Vicente.

Também a capela de Santo António, na vila, ostenta entre o corpo da capela e o altar um grande arco de volta perfeita com aresta chanfrada, elementos artísticos típicos do século XVI. Este arco estava pintado de azul e só na segunda metade do século XX a tinta foi removida. E podíamos continuar com as capelas as Espírito Santo e do Senhor do Bonfim de Tinalhas ou de São Sebastião do Freixial. Aliás, cerca de metade das capelas do antigo concelho terão sido construídas nestes dois séculos.

Em São Vicente da Beira, sede do concelho, os séculos XV e XVI foram quase os de uma segunda fundação da vila. Foi neste período que o centro histórico ganhou a configuração que hoje conhecemos.

No centro da praça ergueu-se o pelourinho, possivelmente para assinalar a confirmação do foral medieval pelo príncipe D. João, futuro D. João II. No capitel do alto da coluna octogonal foi esculpido um pelicano com os seus filhos, símbolo deste rei, assim como o brasão da ordem de Avis, mas ainda sem o da ordem de Cristo. Tais elementos permitem-nos situar o pelourinho no final do séc. XV. As restantes faces ostentam o escudo real e a barca de São Vicente.

A praça era já então ladeada a norte pela igreja medieval, possivelmente gótica. Do topo do poente também já existiria uma casa da Câmara que foi substituída pelo atual edifício com brasão manuelino: o escudo real ladeado por duas esferas armilares, símbolo de D. Manuel I.

Em 1762, os castelhanos incendiaram parte da vila, incluindo a casa da Câmara, e o edifício foi reconstruído em 1767, mas ter-se-á mantido a estrutura quinhentista, a julgar pelo pouco tempo e dinheiro gastos: cerca de um ano e 300$000 réis, pagos pelos povos do concelho. Para se ter uma ideia do que representava este valor, informa-se que, nesse mesmo ano, o concelho enviou ao poder central 741$780 réis, só da cobrança do imposto da sisa.

No lado norte da Câmara, entre esta e o adro da Igreja, foi construída a igreja da Misericórdia, fundada no 3.º quartel do séc. XVI. O atual edifício data de 1643, mas no século anterior já ali se realizavam enterramentos. Talvez no sítio da albergaria medieval do Espírito Santo, tornada igreja da Misericórdia. Nesta igreja existe uma pia de água benta tipicamente manuelina.

No lado sul da Câmara, ergueu Jácome de Sousa de Refoios o seu solar, na segunda metade do séc. XV. Viria depois a ser residência dos condes de São Vicente, por via do casamento de sua filha Leonor de Sousa com Nuno da Cunha, os quais foram os bisavós do 1.º conde.

Um pouco afastado deste centro, mas perto, foi construída uma fonte que, além do escudo real, ostenta o nome do rei D. Sebastião (SEBASTIANVS .I. LUSITANIE .R.) e a data de 1578, ano da tragédia de Alcácer Quibir. Hoje chama-se Fonte Velha.

Data ainda deste período a criação do convento das Religiosas Franciscanas. Na menoridade de D. Sebastião, foi sua mãe, D. Catarina, quem autorizou a fundação do convento, doando ainda um sino, um livro de cantochão e 100 cruzados.

E abundam, na malha urbana das principais localidades do antigo concelho, os portados e janelas quinhentistas, de forma retangular e de arestas chanfradas.

Terminamos com uma referência à arte móvel. Um Menino Jesus de Malines, da Flandres (Bélgica) renascentista, é talvez a mais preciosa obra de arte deste período que aqui podemos admirar.

A Praça renascentista de São Vicente.
O pelourinho de finais do século XV, no centro (no início do séc. XX (finais do séc. XIX ?) foi desviado para o lado);
ao fundo, o edífício da Câmara, com o seu brasão manuelino; 
à esquerda, o lugar onde Jácome de Sousa de Refoios ergueu o seu solar, no século XVI, mais tarde dos condes de São Vicente;
 à direita a Igreja da Misericórdia, também fundada no século XVI;
mais à direita ainda, situa-se a Igreja Matriz que data da fundação da vila e por isso está na origem deste centro cívico, político e religioso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Um texto fresco e interessante. Foi boa a decisão do autor de o publicar aqui, apesar da sua anterior publicação no Reconquista. Uma sugestão a ZTP: é fundamental que a produçao historiográfica sobre SVB esteja depositada e disponível na Biblioteca Nacional; verifica sff o catálogo daquela instituição e manda-lhes os que estão em falta.
JMT

Anônimo disse...

És um herói Zé.
As coisas que nos ensinas sobre a nossa terra. Trabalho que ninguém te paga e generosidade, que te reconheço no teu sitio de estimação que é Dos Enxidros.Já deves ter concluído que, se não fosse a revolução francesa, seria provavelmente, moço de estrebaria da senhora condessa, minha vizinha.
abraço do FB