sábado, 27 de outubro de 2012

A malta da bola



A ribeira no povo que lhe deu o nome: Tripeiro.
Esta imagem já é histórica,
pois neste local foi construída a ponte da estrada que vem do Mourelo.
Foto do Carlos Matos.
(Clicar na imagem para ver melhor)

Foi em 1953 que a malta do Tripeiro se juntou, arranjou um campo para jogar futebol e equipamento apropriado para a função.
O grupo local convidou o Sobral para a estreia e a equipa da casa perdeu por 0 – 1, um resultado honroso para quem começava, ainda por cima porque a 10 minutos do fim chegou um rapaz do Sobral e entrou diretamente em jogo, desfazendo o nulo que então ainda se verificava.
Os tripeiros não concordaram com esta participação de um jogador que não estava presente no início da partida, mas aceitaram, «…porque todos – jogadores e assistência – pretenderam receber bem…». Bonito, isto é que se chama hospitalidade!
A notícia veio publicada no jornal Beira Baixa, de Castelo Branco, no dia 25 de Abril de 1953.

Mais de um ano depois, em 4 de Dezembro de 1954, o mesmo jornal trouxe notícia da malta da Partida, pela mão de Aurélio Bento Martins.
Os rapazes fizeram um peditório pelo povo, compraram 11 camisolas e 1 bola, terraplanaram o campo e convidaram o mesmo Sobral para a estreia. O jogo de apresentação da equipa terminou sem golos.
Duas semanas depois foram ao tira-teimas, no Sobral. Perderam por 4 – 3, mas o jogo foi cheio de peripécias. A anulação de um golo da Partida levou à interrupção do jogo por 20 minutos e à expulsão do árbitro (da casa), pela autoridade policial local, o Regedor. Ele próprio assumiu, generosamente, a orientação do jogo, mas, lamentavelmente, desconhecia as regras do futebol e a equipa do Sobral acabou o jogo com 12 jogadores em campo.
Enfim, tempos de aprender, como são todos, e sobretudo histórias de um mundo pleno de gente jovem.

A Partida vista do monte de São Tiago.
Foto do Carlos Matos.
(Clicar na imagem para ver melhor)

Nenhum comentário: