terça-feira, 16 de outubro de 2012

Uma sede para a Banda


Voltei ao largo da Fonte Velha e fiquei triste, talvez sem razão, espero.
O espaço pronto a receber os alicerces da nova sede para a nossa filarmónica é diminuto, muito menor do que a sala onde atualmente ensaia a banda. É verdade que a sede terá dois pisos, mas não podem ensaiar uns no rés do chão e outros no 1.º andar!
Não foi incluída a casa arruinada das traseiras, que continuará a desfear o sítio. O seu aproveitamento duplicaria a área a construir.
Também não se incluiu o espaço da escadaria exterior da casa que foi de João Coxo. É pouco mais de um metro, mas vale mais pouco que nada! Pode abrir-se uma porta exterior para a Rua das Laranjeiras!
Fica livre um quintal que terá o dobro da área a ocupar com a construção e que poderá ser ajardinado. Enriquece o conjunto, mas que adianta ter um jardim grande se não cabemos em casa?
Desejo sinceramente ter-me enganado e estar a exagerar. Mas toda a vida trabalhei na preparação de espetáculos e sei que são necessários espaços amplos, equivalentes aos espaços das futuras atuações.
Não se pode encostar um pouco mais o edifício à fonte, nem aproveitar parte ou todo o espaço do quintal? Há soluções arquitetónicas que nos permitem dar uma sede digna para a banda sem violar o rico património que é a nossa Fonte Velha!
E é de todo impossível adquirir a casa em ruínas? Esta seria a melhor solução!
Isto não é dizer mal (nunca gostei de treinadores de bancada e neste caso nem há quem criticar), é apenas o meu contributo para um eventual repensar das coisas. Pode fazer-se melhor no mesmo tempo e com pouco mais dinheiro!

Nenhum comentário: