segunda-feira, 30 de junho de 2014

Andorinhas

Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades, como diz Camões aqui lembrado  pelo Zé da Villa. E, pelos vistos, nem as andorinhas escapam a este desejo de mudança.

Este ano, em vez de fazerem o ninho no sítio habitual, resolveram montar casa em cima dum aparelho anti-insetos dependurado no teto da varanda.

Estive várias vezes para o esbarrondar, mas fui deixando… Nasceram estes três belos exemplares que, sempre de bico aberto, deram uma trabalheira aos pais e a mim. Mas valeu a pena!


Há tempos encontrei esta “poesia”. Pode não ter grande qualidade literária, mas talvez nos ajude a perceber a origem da crença que temos, desde há muito tempo, de que tirar um ninho de andorinhas é pecado:

Lenda das Andorinhas

Conta a lenda que, quando no Calvário
Jesus Cristo na cruz agonizava
Perante a turba vil que o apodava
De louco, charlatão e visionário,

Em face desse povo sanguinário
Que na hora da morte o insultava
Cristo sentiu que alguém o afagava,
Dando-se então um caso extraordinário:

Voou uma andorinha sobre a cruz
E da sagrada fronte de Jesus
Arrancou os espinhos docemente…

E Deus soube sentir tanto carinho!
Por isso onde a andorinha faz o ninho,
Paira a bênção de Deus constantemente.

                                                                               Laura Chaves

M. L. Ferreira

3 comentários:

Anônimo disse...

Vi agora as vossas aventuras! Vocês é que a levam direita! Olha lá, ou! Diria a minha avó Maria do Espírito Santo (para os netos, avó Santa)! Já lá vai a feira, já lá vai o passeio pedestre... Vi também o reparo do Ernesto do passado dia 27 de Junho.
Troco muitos e-mails com o meu primo Chico (por acaso, trabalhamos no mesmo ministério). E, ao contrário do que é habitual, nos últimos dias não temos falado do blogue. Como diria o outro, não é por falta de esquecimento (é ao contrário, mas vocês percebem!). Na verdade, lembramo-nos até muitas vezes! Mas é preciso sentarmo-nos e escrever. E isso dá trabalho! É o que diz a D. Inércia (Rita Blanco, num spot publicitário). Podíamos, também argumentar com a mudança de pele, como qualquer ofídio, no verão. Mas não é o caso. Já aqui foi sugerido: isto deve ser um problema de família e, às vezes, ficamos salamurdos. É o que é!
Mas continuem a contar com os nossos comentários (acho que posso falar pelo Chico). E a Guida também é rapariga para isso!

Quanto aos bicos das andorinhas Libânia, são bonitos! Pelo menos eu só vejo bicos! Mas é natural porque os andorisco a única coisa que sabem fazer, é comer! A nossa esperança é que um dia esses bicos, além de bicadas, também possam fazer uns gorjeios de encantar.

O Zé da Villa continua a dar cartas aí, com os seus poemas ao nosso maior! Essa é que essa.

Um abraço, ó lusos.

Ernesto Hipólito disse...

Òh coração mole.
Na próxima Primavera fazem-te o ninho na cabeça. Estou para ver como é que depois tratas do Saltitão e tudo o mais.

E.H.

Ernesto Hipólito disse...

Zé Barroso:
Esse " Olha lá, ou!" é muito antigo mas muito nosso. Lembro-me dos nossos antigos usarem esta expressão. Comparado só o " órólha", (ora olha ou vê lá) que não é bem nosso.
No dia 27 de Junho não fiz nenhum reparo. Sou humilde demais para fazer isso. Chamei-vos à tábua, coagi-vos, obriguei-vos, abri-vos os olhos. Nunca fazia um reparo.

E.H