quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

6.º Aniversário



Há dias, pus-me a estudar este blogue, nas suas edições mais antigas, a fim de evitar repetir textos já publicados. Fui retrocedendo e, como tinha tempo, cheguei até ao início. Comecei então a matutar em como o tempo passa e as coisas mudam.
Foi a 1 de Janeiro de 2009 que o Zé Teodoro, em boa hora, se meteu nesta empreitada; já lá vão seis anos! Nessa altura (hoje estou quase na mesma), era eu um grande nabo, em termos informáticos. Já uma vez vos falei do boi a olhar para o palácio; eu era assim. Não sabia enviar um texto, muito menos fazer um comentário. Tudo isso, eu aprendi com “Dos Enxidros” e ao Zé Teodoro eu agradeço.
Serve esta conversa para afirmar mais uma vez a admiração que tenho por este blogue e todos os seus colaboradores, em especial pelo autor, que faço ideia do sacrifício que faz para o manter.
Ao servir como oficina de escrita, como bem disse o Zé Barroso, sinto agora mais facilidade em contar as minhas histórias, as quais, não passando de histórias, têm como objetivo em primeiro lugar o entretenimento (é a minha maneira de ser). Tenho também tido a preocupação de, falando de pessoas que já cá não estão, lhes fazer uma homenagem.
As pessoas só morrem quando se deixa de falar nelas.
Ao comemorar seis anos de idade, venho lembrar a todos os colaboradores  que, com a nossa ajuda, o José Teodoro Prata terá Enxidros por muitos anos.
Nem que tenhamos de inventar!!!
Parabéns Zé.

E.H. 

5 comentários:

José Teodoro Prata disse...

Já completámos seis anos!
Aproveitei o texto do Ernesto, para assinalar o 6.º aniversário. Nem sequer foi escrito para isso, já mo enviou há várias semanas, mas cumpre a função, com honra, embora esteja demasiado centrado em mim (e tirei algumas coisas).
Se houve ano em que o blogue dependeu dos colaboradores, foi este. Não tenho feito investigação história, além da transcrição dos registos paroquiais, com interesse limitado a alguns leitores, e os assuntos para escrever histórias vão-se-me acabando. É que a matéria-prima está em São Vicente, onde quase nunca vou com vagar. Por isso, alturas houve, ao longo deste ano, em que o blogue dependeu sobretudo dos colaboradores. E a eles agradeço, embora não veja este projeto como pessoal.
Para mim, a publicação do ano foi "As voltas da vida..." da Libânia. É um texto extraordinário, em muitos aspetos.
Neste início de ano, temos novos projetos entre mãos, mas a seu tempo serão divulgados.
Parabéns a nós e aos leitores que nos visitam!

Ernesto Hipólito disse...

São todos testemunhas de que o autor do blogue "tirou algumas coisas" a esta minha obra prima; é ele que o afirma. Se o artigo não tivesse sido " manipulado" a melhor publicação do ano teria sido esta cujo nome original era " Retrospectiva" um nome lindíssimo!.
Assim, ganhou aquela " agricultora" com aquele magro artigo.
Injustiças!!!.

E.H.

Anônimo disse...

À semelhança do Ernesto, também eu tenho este blogue quase como um livro de cabeceiro. Já li e reli várias vezes quase todos os textos publicados desde o início e, de cada vez que o faço, fico sempre a gostar mais e aumenta o meu espanto. Para além de tantas outras coisas, o que tenho aprendido ou recordado sobre a história, as tradições e as gentes da nossa terra!
Também sei que manter um projeto destes deve dar muito trabalho, principalmente quando tem que se aturar alguns colaboradores/comentadores mais chatos que a sarna, mas a capacidade de trabalho e generosidade do José Teodoro são grandes.
Parabéns, Zé! Obrigada também pela inspiração e incentivos.

M. L. Ferreira

Ernesto Hipólito disse...

Senti uma vaga impressão de que alguém aqui me chamou chato e sarnoso. A ser verdade é uma má maneira de começar o ano.
Vamos ver o que isto dá!.

E.H.

Anônimo disse...

Olá camaradas e amigos!
'Dos Enxidros' já tem, antão, 6 anos! Como diria o outro, 6 anos é muito tempo! Mas só o conheço há cerca de 3! Foi quando o Chico Barroso me falou dele!
Aqui temos partilhado muitas vivências, o que é muito bom! Uma das virtudes do homem é ter a capacidade (e a necessidade) de partilhar com o seu semelhante os momentos melhores ou piores da sua vida. Uma caraterística dos animais gregários.
Durante este tempo, já muitos textos e histórias aqui foram publicados. É uma pena, volto a dizê-lo, que não haja mais colaboração. Pois, como é evidente, um texto está na primeira página entre 2 a 3 dias. E isso obriga a uma constante procura de fontes e disponibilidade para a escrita que a nossa vida nem sempre permite.
Há muita gente que me diz que lê o que aqui se escreve e mostra, mas não colabora, nem faz comentrários. Simplesmente porque dizem não ter jeito ou não quererem! O que é uma pena, porque fica a ideia de que tudo isto se passa entre O Zé Teodoro, a Labânia, o Ernesto Hipólito, O Zé Manuel dos Santos, o Chico Barroso, eu próprio, e mais alguns /algumas colaboradores esporádicos. E isto, creio, não é a verdade do blogue que tem, de certeza, uma muito maior plateia de leitores e visitantes! Resumindo, a minha angústia é não termos um maior feedback do que aqui publicamos. E sei que há muita gente com capacidade que poderia colaborar! Vamos a isso!
Até para facilitar a vida ao Zé Teodoro!
Um bom ano de 2015 para todos, com muita saúde!
ZB