sexta-feira, 31 de março de 2017

Agência da CGD em São Vicente da Beira



No ano 1989 já se falava que iria para a vila uma agência da Caixa Geral de Depósitos.
Em conversa que tive na altura com um funcionário do banco, disse-me que tinha havido mudança de director; com a nomeação do novo responsável, a abertura ou não cabia ao novo gestor.
Finalmente, em 1991, o semanário “Gazeta do Interior” nº 156 dedica uma página inteira à nova agência.
Na mesma altura, enviei algumas notícias para o Jornal do Fundão; -13 Setembro 1991-sobre alguns acontecimentos, entre eles dava conta da abertura da Caixa em São Vicente.
Já passaram vinte e cinco anos e “tal”, a Caixa não pode fechar, para além da distância que se encontra das agências mais próximas:- Fundão, 23 Km; Alcains, 20 Km; Castelo Branco, 28 Km-, serve alguns milhares de pessoas não só da freguesia como das freguesias limítrofes.
Já lá vão uns anitos, a certa altura disse-me uma pessoa natural e residente na vizinha freguesia de Ninho do Açor.
-Antes da haver banco em São Vicente tinha que apanhar a camioneta da carreira para Castelo Branco e perder pelo menos meio-dia. Agora apanho a camioneta da Partida e, enquanto vai à Partida e vem, vou ao banco, à farmácias, ao supermercado…. Em duas horas faço a minha vida e fica muito mais barato.
Exemplos destes acontecem amiúde.

J.M.S

3 comentários:

Anônimo disse...

Costuma-se dizer que não há fumo sem fogo, mas felizmente que desta vez não se cumpriu o ditado. Ainda assim, não é de somenos importância que se fechem 61 agências; dizem que a maior parte nas cidades, mas não sei se será bem assim. Em Castelo Branco há três agências, duas delas a pouco mais de cem metros uma da outra. Será que faz sentido ou é mesmo só uma questão política? A ser assim é motivo de preocupação porque se os partidos que sustentam o governo e a câmara não forem os mesmos em determinada altura, tudo pode reverter-se também para nós.

M. L. Ferreira

José Teodoro Prata disse...

O caso de Silvares (a agência da CGD fechou) deve ser para nós exemplar, pois é o que acontecerá à nossa agência da CGD, se não sustermos a regressão demográfica.
E contra certos factos deixa de haver argumentos...

Anônimo disse...

Espero que a seguir vá o barracão da fonte velha...
FB