terça-feira, 7 de março de 2017

Juiz de fora

Este é o registo de casamento da filha do juiz de fora de São Vicente da Beira, celebrado na igreja matriz desta vila, no dia 21 de junho de 1705.
Casaram, então, o Doutor João Baptista, viúvo de Ângela da Mota da Fonseca, natural de Abrantes, e
Dona Beatriz de Andrade, filha do Doutor André Lopes de Andrade, juiz de fora de São Vicente da Beira, e de sua mulher Dona Maria de Andrade.
Assina como testemunha um outro ilustre de São Vicente, naquela época, o Doutor Manuel Jaques de Morais.
José Teodoro Prata

2 comentários:

Anônimo disse...

A propósito desta gente tão ilustre que andou pela nossa terra, não resisto a contar uma história (mais parece uma anedota) que se passou com o meu filho. Ele fez a Primária (acho que ainda era assim que se chamava) numa escola ali perto da Alameda Afonso Henriques e tinha uma colega que morava na Almirante Reis, perto do sítio onde eu trabalhava. Como lhes ficava em caminho iam e vinham sempre juntos e ele transportava-lhe a mochila porque ela era muito pequenina e mal podia com ela (deve vir desse tempo o problema de peso a mais das mochilas…). Um dia a mãe da menina, que ainda usava o título de condessa de qualquer coisa, quis conhecer o amigo da filha e pediu que fosse lanchar lá a casa. Mal o cachopinho entrou, perguntou-lhe:
- Como é que o menino se chama?
- Sou João.
- João quê?
- João Ramalho.
- Dos Ramalhos de Salvaterra?
- Não sei, mas acho que são de S. Vicente!
- Ah! Então devem ser primos!

Ainda hoje brincamos com esta cena!

M. L. Ferreira

José Teodoro Prata disse...

Há pessoas que só conseguem ver as coisas pelo olhar do seu mundo...
Estes nem seriam nobres, gente importante si, pelo cargo, pelas habilitações (Doutor = Licenciado) e pelo papel que teriam numa comunidade como a nossa: eram a nata da nata.