segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Arte sacra


Maria Libânia Ferreira

5 comentários:

M. L. Ferreira disse...

Este artigo veio-me parar às mãos não me lembro como. Também não foi possível saber a data nem o jornal que o publicou, mas fiquei muito orgulhosa e achei que devia partilha-lo, até porque penso que estamos todos um pouco expetantes quanto à notícia da abertura do novo museu de arte sacra da nossa terra...

José Barroso disse...

A fotografia da praça é antiga. Qual será a data do jornal?
Espera-se que a questão da preservação da imagens e pinturas e bandeiras esteja resolvida com as obras da Casa da Fonte. Hoje, alguns dos artefactos já não podem sequer ser usados. E não devem sê-lo, se queremos que perdurem para as gerações futuras! A bandeira da frente das procissões da Semana Santa, com as iniciais SPQR (Senatus Populus Que Romanorum), está rasgada, como tive oportunidade de ver no dia do lançamento do livros dos Cambatentes da Grande Guerra. Mas todo o acervo (e não só esta bandeira), vai ter que ser conservado no futuro. O que implicará, creio eu, que tenha que haver alguma colaboração entre o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Câmara de Castelo Branco e Misericórdia de S. Vicente da Beira. Pois, essa mão de obra especializada fica cara! E não sei mesmo se aquele museu terá restauradores de pintura e tecidos antigos!
Vá lá, desta vez, diz-se no texto, e bem, que S. Vicente da Beira foi concelho durante 7 séculos. Já li algumas vezes 7 décadas!! O que é espantoso!
Ainda há dias vi no jornal Reconquista que Proença-a-Velha (não Idanha-a-Velha, porque, essa, é outra história!), comemorou os seus 802 anos de foral. Pois, o nosso já vai com 823 !!
Abraços.
JB

José Teodoro Prata disse...

O artigo é de cerca de 1990, pois o museu de arte sacra da Misericórdia foi inaugurado depois dessa data e nessa altura houve jornais que foram a São Vicente e fizeram reportagens deste tipo.
Até pode ser da autoria da Inácio Sabino, que por esses anos escrevia no Reconquista.

Anônimo disse...

No dia 5 de Março 1978 "fez este ano quarenta anos"foi inaugurado o museu da Misericórdia
O senhor João de Sousa Campos era o provedor
Para além das forças vivas da vila estiveram presentes o senhor Governador Civil de Castelo Branco; doutor Pinto Garcia; presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco; doutor Armindo Ramos; Ramiro Lima Martins, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente da Beira;representante do senhor bispo da Guarda; padre Tomaz da Conceição Ramalho; padre Branco... e nós o povo
Antes, as imagens e todas as alfaias estavam guardadas numa única sala à qual chamavam:-"sala do tesouro".
A fotografia será dessa época
Um santo natal
J.M.S

José Teodoro Prata disse...

Já nem me lembrava desse primeiro museu, nem me recordo da inauguração. Pelos vistos foi solene, mas se o tesouro estava fechado, assim continuou (disso lembro-me um pouco).
De facto, é possível que este museu da notícia seja o de 1978, como defende o José Manuel.