terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Gente nossa

Isabel Maria de Andrade Rebelo Vaz Raposo, conhecida como Bió, nasceu em Lisboa, a 31 de Dezembro de 1929, filha de Valentina de Andrade Pequito Rebelo Vaz Raposo e de José Hipólito Raposo, que foi escritor.
Cedo, tal como os seus irmãos, o ambiente em casa a levou à escrita e ao desenho.
Estudou no Colégio do Sagrado Coração de Jesus e no Colégio Irlandês do Bom Sucesso, em Lisboa. Estudou ainda na Cruz Vermelha Portuguesa.
Teve Lições de Pintura com o pintor Domingos Rebelo.
Ilustrou para: Sofia Mello Breyner Andresen: A Fada Oriana, em 1958; Maria do Carmo D’Allen: Os dois Meninos; e Maria Isabel de Mendonça Soares: O Marujinho que perdeu o norte.
Escreveu, Ilustrou e publicou na Verbo a coleção Cavalinho Preto, na década de 60 do século passado, e com várias edições: A Menina Feia, O Avô Astronauta, A Formiga, O Menino Gordo e O Sábio e a Borboleta.
Com estes livros, recebeu o prémio Maria Amália Vaz de Carvalho. Participou no jornal de crianças Alvorada.




Jaime da Gama

2 comentários:

José Teodoro Prata disse...

Esta senhora é conhecida em São Vicente? Alguma vez cá veio?
Pelo que percebi, é filha do Hipólito Raposo.

M. L. Ferreira disse...

Não conheço a autora/ilustradora, mas fiquei curiosa. Parece-me que aborda temas atuais, que, apresentados de uma forma lúdica, como as ilustrações da capa sugerem, fazem todo o sentido.

Vem aí o Natal; nem fazemos ideia de como lhes faria bem se, em vez de apenas telemóveis, tablets e outro material de que nem sei o nome, mas que vejo nas mãos de miúdos quase ainda de colo, oferecêssemos livros às nossas crianças. Por mais que agora torçam o nariz ao abrir o presente, daqui por uns anos vão agradecer a nossa persistência.