terça-feira, 14 de janeiro de 2020

O primeiro Nicolau



Nicolau Francisco nasceu a 29 de Novembro de 1783, filho de João Franco (nasceu a 30 de agosto de 1749, Tinalhas) e de Genoveva Maria da Conceição (nasceu a 18 de Outubro de 1748, Alcains); casaram a 4 de Fevereiro de 1772.
·       Genoveva Maria da Conceição era filha de José Martins Bicho, de Alcains, e Maria Gonçalves, de Sarnadas de Rodão.
·        Nicolau Francisco casou, em 27 de Junho de 1808, com Anna Vitorina dos Prazeres, da Lardosa; tiveram um filho de nome Francisco Nicolau, que nasceu a 24 de Março de 1809.
·     Francisco Nicolau (moleiro) casou com Joaquina Augusta, de São Vicente da Beira, a 18 de maio de 1836; deste casamento nasceram(*):
·      *Bonifácio Nicolau, 30 de Janeiro de 1841, casou a 20 de Novembro de 1872 com Maria do Carmo Silva; avós do sr. António Maria e outros…
·        Maria Joaquim Nicolau, 1843, casou, a 29 de Janeiro de 1866, com António Henriques.
·    *José Nicolau, 20 de Março de 1845, casou a 24 de Julho de 1873, com Maria Umbelina Lopes. (avós de Jaime Pedro, Joaquim Pique, Francisco Pedro (Arefa), etc).
·      *Maria José Nicolau, 1849, casou a 27 de agosto, com Joaquim José Bau. (trisavós do Pedro Miguel Bau, 1977).
·      António Nicolau, 26 de Julho de 1855, casou, a 24 de Fevereiro de 1886, com Francisca de Jesus Ferreira. (avós do sr. Manuel Diogo).
·      *Anna Victorina Nicolau, 5 de Abril de 1855, casou a 18 de Dezembro de 1879, com Joaquim da Silva Lobo. (avós da Ilda Canhoto).
·        *Maria Antónia Nicolau, 13 de Junho de 1858, casou, a 15 de Julho de 1885, com Joaquim Hipólito de Jesus. (avós do Ernesto Hipólito).
·        *João Nicolau, 23 de Abril de 1861.
·        Casou, em segundas núpcias, a 13 de Outubro de 1819, com Ritta Jacinta da Conceição de Oliveira, de São Vicente da Beira (1791) tiveram os filhos(#):
·        #Maria Genoveva da Conceição,14 de agosto de 1820, casou, em São Vicente da Beira, a 13 de Outubro de 1841, com Damião Alves de Sousa, natural de Santo Estevão da Facha, Ponte de Lima, deste casamento nasceram(&):
·        &Francisco Alves de Sousa, casou com Clara de Jesus Vas.
·   Maria Emília Alves de Sousa, casou com Manuel Martins Gama, avós paternos de Artur Parreira da Gama.
·        &Manuel Alves de Sousa, casou com Maria Delfina, avós materno de Maria Ângela Alves de Sousa Craveiro.
·        &;Simão Alves de Sousa, casou com Maria da Natividade Raposa.
·        #Francisca do Carmo, 11 de Janeiro de 1822, casou em São Vicente da Beira, a 24 de agosto de 1853, com José da Costa (Enxabarda); deste casamento nasceram(%):
·        %Maria José do Carmo, 13 de Março de 1859, no Casal da Fraga;
·        %Maria do Carmo Costa, 3 de Abril de 1861:
·        %Maria da Costa, 4 de Fevereiro de 1864
·        #Catharina dos Santos de Oliveira, 4 de fevereiro de 1829, casou em São Vicente da Beira, a 19 de agosto de 1860, com João Gonçalves Faustino; deste casamento nasceram(”):
·        “Maria dos Santos Faustino, 8 de agosto de 1860;
·        “António dos Santos Faustino, 1 de junho de 1863;
·    “Joaquim dos Santos Faustino, 3 de Setembro de 1865 (a mãe faleceu após o nascimento, talvez um parto muito difícil…)

Jaime da Gama

5 comentários:

Anônimo disse...

Era com cada ninhada que até faz impressão. E ninguém as conhece com o nosso jaime da Gama. Em tempos de assombrosa miséria deixavam tudo nas mãos de Divina Providência; agora, doentes de abundância: poucos filhos, sózinhos ou quase, em andares, nas grandes cidades, ou nos lares a viver de memórias, de saudades e amarguras. Terá sido a televisão que nos tirou o ...? Acho que não... É tudo fruto da involução ou da evolução. Coisas que só no futuro se saberão.
Um abraço forte ao pessoal desta praça.
FB

José Barroso disse...

O Jaime da Gama, com efeito, merece uma referência, porque tem tirado tempo à sua vida pessoal e familiar para andar nos arquivos (reais ou - virtuais, Internet) e lá vai desbravando os nossos antepassados.
Creio que toda a gente gosta de ler sobre as suas raízes familiares. Desta vez desvendou mais algumas famílias, chegando aos bi ou trisavôs de alguns dos nossos conterrâneos actuais. E o curioso é que, se calhar, alguns destes, nunca tinham ouvido falar deles! Como aconteceu comigo, até o JdG se ter dado ao trabalho de desvendar a minha árvore genealógica! Bom trabalho!
Abraços, hã.
JB

M. L. Ferreira disse...

Aquele Francisco Nicolau nascido em 1809 pode ter sido o primeiro de uma geração de moleiros de São Vicente. Ainda me lembro de um, talvez o último, nos anos 50 e 60 do século passado, que morava na rua Manuel Mendes, perto da Nicolau Veloso onde viviam os meus pais. Do nome dele não me lembro, mas à mulher chamávamos Ti Marizé Moleira. Se a memória não me trai, a azenha deles ficava perto do Pelome. Parece que ainda lá há vestígios.
Ó Francisco, acho que está a esquecer-te dos frangos de aviário que apareceram quase ao mesmo tempo que a televisão, éramos todos adolescentes, e diziam que faziam tão mal à sexualidade, principalmente dos rapazes. Não lhes demos ouvidos e agora queixamo-nos, mas se calhar já é tarde...
Um abraço!

Unknown disse...

Joao Pedro o marido Marizé Moleira .minha avo paterna

Anônimo disse...

Bom dia.
Não sei se ainda faz sentido, mas aqui vai uma mais antiga, dos Nicolaus:
Ana Nicolau, nascida em 1660 (mais um, menos um), de Póvoa do Rio de Moinhos, termo de São Vicente, filha de Pedro Antunes e Maria Fernandes, que casou com um Manuel Simão.
Diziam-na bruxa e por isso teve de se haver com o Tribunal do Santo Ofício; mas não lhe foi achada tal qualidade.
Fiquem bem.
JMTeodoro