quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

O nosso falar: desassemelhado

Travei-me de razões com um galho de laranjeira e saí com um ligeiro raspão na testa. Agora secou e fez crosta, parecendo uma grande coisa. Hoje vi-me ao espelho e achei-me um pouco desassemelhado para a festa.

Desassemelhado é um adjetivo e o particípio passado do verbo desassemelhar. De certa forma, desassemelhado é sinónimo de desfigurado, adjetivo mais usado que este, que caiu em desuso.

Desassemelhado significa não estar semelhante ao que é habitual. No uso do nosso povo, penso que é mais suave que desfigurado.

José Teodoro Prata


Nota: há novo comentário (com informações importantes), na publicação Pe. Domingos Martinho Raposo (para voltar lá, escrever este nome da publicação na caixa da esquerda, ao alto)

3 comentários:

Anônimo disse...

Há tempos também andei a procurar essa palavra (embora - felizmente - não tenha levado com o galho na testa); e é como dizes. "Desassemelhado" é o que é diferente do semelhante, do normal; ou o que se tornou 0"dessemelhante". Também existe "dessemelhar" e "dessemelhança". Sucede, porém, que tal como da outra vez, não encontrei a palavra "dessemelhado", mas apenas " desassemelhado". Curioso, não? Mas podemos levantar a seguinte questão: se existe o verbo "dessemelhar", não terá ele que ter um particípio passado? É melhor falarmos com a Edite Estrela!
Abraços, hã!
José Barroso

José Teodoro Prata disse...

Se o verbo existe, tem particípio passado.

M. L. Ferreira disse...

Fico-me pelo adjetivo, que, pelo menos no Casal da Fraga, continua a usar-se com alguma frequência.
Gosto de ouvir, e muitas vezes também utilizar, estes regionalismos que nos acompanharam desde sempre.