sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

O nosso falar: Resto de Boas Festas

Uma das minhas vizinhas desejou-me, a meio desta semana, entre Natal e Ano Novo, Um resto de Boas Festas. Há que tempos não ouvi nem usava esta expressão, tão nossa (desconheço se de outras regiões).

Ela é do Ingarnal, que fica na nossa zona geográfica e cultural.

Lembro-me bem de usar e ouvir: Resto de um bom dia; Resto de bom domingo; Resto de boas férias; Resto de bom aniversário; Resto de Bom Natal....

Atualmente já se usa pouco, em parte porque a urbanização levou ao abandono de muitas expressões antigas, o que, consequentemente, provocou um empobrecimento vocabular. Por outro lado, há muitos preconceitos sobre certas palavras/expressões. Hoje não fica bem falar em resto, parece que o que falta é a parte má do todo.

José Teodoro Prata

2 comentários:

Anônimo disse...

Quando isto escrevo, acaba de passar por aqui o ano de 2024. Se eu disser "Bom resto de ano", estou a referir-me a todo o ano, menos alguns minutos. Assim sendo, não se pode entender a parte má do todo porque ainda não passou nada!
Portanto, desejo-vos um Bom Ano Novo por inteiro!
Estive no Igarnal no verão. Tem meia dúzia de pessoas, mas tem boa água a saltar de nascentes de xisto; Trouxemos de lá agriões e plantámo-los na regueira da mina na serra; deu boas saladas! Biológico (mas bem lavado), é que está a dar.
Vou utilizar uma expressão que também caiu em desuso: "Saúde e coza o forno".
Abraços, hã!
José Barroso

M. L. Ferreira disse...

Talvez a expressão tenha caído em desuso, mas eu continua a usá-la muito quando me refiro ao dia, ao fim de semana, às férias... que já estão a decorrer. Nunca pensei que pudesse ter alguma conotação negativa. Se calhar deixou de se usar tanto porque deixámos de nos saudar com tanta frequência.
Quanto ao "Saúde e coza o forno" lembrado pelo José Barroso, também ainda a ouço algumas vezes pelos nosso mais antigos, no sentido de haver saúde e alguma fartura. um pouco como escrevíamos nos postais de Boas Festas, há alguns anos, ou os nossos soldados diziam nas mensagens de Natal que enviavam de África, via rádio ou televisão "Feliz Natal e um próspero Ano Novo".
São também, um pouco atrasados, os meus votos para todos!