segunda-feira, 9 de abril de 2012

Boas Festas


Boas Festas, no Salvador, concelho de Penamacor, em meados do século passado.

Andava-se de casa em casa, o Vigário, o sacristão e o rapaz da campainha, com o Senhor, mais os amigos, os vizinhos e a criançada da zona. Havia uma mesa repleta de amêndoas, doces e tremoços. Ao centro, as flores da Primavera. E vinho, raramente aceite, para matar a sede ao senhor Vigário, e umas moedas ou uma nota, como paga do serviço.
Antes, horas e horas a alindar a casa. Uma vez por ano, cada família abria-se à comunidade e ninguém queria fazer má figura.
As Boas Festas eram domingo, na Vila, segunda-feira, no Caldeira e na Tapada, domingo de Santa Bárbara, no Casal da Fraga, e domingo da Senhora da Orada, nas Quintas. Elas eram a festa da partilha, o único momento em que o Senhor visitava as pessoas, na sua casa, “obrigadas” que estavam a deslocar-se todo o ano a casa d´Ele.
O desaparecimento das Boas Festas foi um sinal dos tempos, nos anos 70: a pouca higiene no beijar da cruz; frequentes rivalidades entre párocos e comunidades, nessa época; concentração de milhares de pessoas em cidades, onde por vezes os vizinhos nem se conhece; a maioria das pessoas terem deixado de ser católicos praticantes e proliferarem minorias de outras igrejas ou de nenhuma.
Mas, elas não terem sido retomadas pela Igreja, mesmo que reformuladas, é para mim um dos grandes mistérios da nossa Igreja Católica. Fala-se, por tudo e por nada, com muita razão, em policiamento de proximidade. Há programas que levam as autoridades policiais, assistenciais e de saúde a casa dos idosos mais isolados. Mas os pastores da Igreja prescindem, voluntariamente, de um dos momentos mais nobres de proximidade com o seu rebanho.

Notas breves:
Há meses, os padres redentoristas de Castelo Branco anunciaram, pela comunicação social, que ofereciam, diariamente, um certo número de refeições aos mais necessitados. Semanas depois, vieram protestar, nos jornais, pois nem uma pessoa aparecera para pedir ajuda. Extraordinário! Isto fez-me lembrar uma igreja da zona da Amadora, junto a uma zona residencial de emigrantes africanos, onde já fui por duas vezes e nunca vi uma única pessoa de raça negra.
Há dias, fiz uma curta visita à ti Maria dos Anjos e ela disse-me que o senhor Vigário lá estivera momentos antes. Mas uma andorinha não faz a Primavera, nem esta é uma crónica sobre a Igreja de S. Vicente da Beira. No entanto, são estas novas formas de pastoral que fazem falta à Igreja Católica!
Se acharem que não tenho nada com isso, dou-vos toda a razão. Mas estava aqui sentado ao computador, sem nada para fazer, e lembrei-me que hoje era o dia de dar as Boas Festas, na casa da minha infância. Nostalgias!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

De volta aos anos 40

FESTAS

E havia as festas…
Ainda posso lembrar a sensação de leveza
quando trocava vestidos de Inverno pelos da Primavera
e meias de lã pelas de renda
a brisa do fim de março me arrepiando as pernas.

Era um tempo como este
rosas e pássaros, começo de Primavera
roxos e lutos de semana Santa
matracas e lanternas
visitações, casas caiadas
amêndoas coloridas
compadres, comadres, folares, pães de ló
procissões, aleluia, vinho cor de rubi.

Mas as grandes festas aconteciam no fim do Verão:
Setembro, feira na praça, tendas
pevides negras rebrilhando ao sol
no coração rubro das melancias abertas
louça de barro vidrado
pássaros de madeira martelando assas
cavalos, ouro cintilante no veludo negro
de ourives cigano.

Além da presença das cegonhas
maravilha branca
pesado vôo
hóspedes no campanário da igreja matriz.
Maiores e mais brancas do que as suas asas
somente as dos anjos da aldeia
na procissão, eu e a minha irmã entre eles
suadas, desmantelados anjos, caminhando ao compasso da banda
sobre as pedras da rua, atapetada de ramagens.

Atordoada pelos foguetes
derrubava minhas asas
escondendo-me, de cócoras
entre as pernas dos adultos, túnica arregaçada
mãos protegendo os ouvidos
pelas frestas dos olhos mal fechados
vendo fugir as canas sibilantes
assustando rebanhos no céu.

(Maria de Lourdes Hortas, Cantochão de Todavia, Gega, 2005, São Vicente da Beira)



Anjinhos atrás do Santo António, na Procissão dos Terceiros, 2011

Que sorte termos alguém que tão bem passou para os versos as nossas tradições! Neste ano sem festividades quaresmais e pascais, o poema ganha um sabor especial.
Cegonhas? Já tinham deixado de vir nos meus anos 60 e ainda não voltaram no atual repovoamento.
E o vinho cor de rubi... Numa Páscoa, o meu pai levou-me com os outros homens, eu menino, a uma adega particular, na rua Dona Úrsula. Cor e sabor carregados e leves, a um tempo, os daquele néctar. À saída, o meu pai comentou: "Bom vinho, era como carne!"

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Chuva!

Caiu uma boa pancada, ao entardecer de domingo.
Uma nova rega no próximo fim de semana vinha mesmo a calhar: não chega para recuperar as nascentes, mas dá para criar o renovo.
Em Castelo Branco, nem pinga!

sexta-feira, 30 de março de 2012

FORAL MANUELINO: Vicentinos na Expansão

A obra "A BEIRA BAIXA NA EXPANSÃO ULTRAMARINA" dá a conhecer alguns vicentinos que participaram na expansão portuguesa dos séculos XV e XVI, a época do foral manuelino. Os autores são dois investigadores, ambos naturais da Orca.
(Joaquim Candeias Silva e Manuel da Silva Castelo Branco, A BEIRA BAIXA NA EXPANSÃO ULTRAMARINA, Edição da Câmara Municipal de Belmonte, 1999)

Lopo Martins
Era natural de S. Vicente da Beira e participou em importantes expedições militares, na primeira metade do século XV: Ceuta, 1415; Canárias, 1424…
Foi acusado de adultério, em São Vicente da Beira, por um marido enganado chamado João Anes Boiro (Boeiro?). Condenado a degredo para Ceuta, por dois anos, cumpriu a pena em Marvão, como homiziado, pelos seus bons serviços prestados ao reino.

Duarte de Azevedo
Natural de S. Vicente da Beira, era filho de Lopo de Azevedo, fidalgo da Casa Real que, proveniente da quinta de Azevedo na Terra da Feira, passou a viver na dita vila, onde casou com D. Joana, “senhora de grande qualidade”.
Partiu para a Índia em finais do reinado de D. Manuel I. Em 1528, participou na tomada de Baçaim com o Capitão Martim Afonso de Mulo Jusarte, a quem acompanhou depois ao reino de Bengala. Ali voltou de novo no ano de 1533, com a armada de que ia por capitão-mor o mesmo Martim Afonso, a fim de estabelecer comércio e negociar a libertação de um mercador mouro chamado Coje Xabadim. Fundeadas as naus no porto de Chetigão, foi o nosso Duarte de Azevedo, presumivelmente bom conhecedor da língua nativa, enviado com 10 homens por embaixador de Bengala, levando-lhe presentes que valeriam mais de 3.000 pardaus. Foram apanhados por fogo cruzado, entre lutas rivais, e acabaram presos, só sendo libertados em 1538.
Duarte de Azevedo regressou então ao reino. Passou depois ao Norte de África e esteve no cerco de Safim, servindo aí muito bem, pelo que era “merecedor de honra e mercê”. Voltou à sua terra natal e depois fixou-se em Évora, já casado e com geração.

D. Álvaro da Costa
Natural de S. Vicente da Beira, era filho de Martim Rodrigues de Lemos e Isabel Gonçalves da Costa. Segundo alguns, a sua mãe era parente do cardeal D. Jorge da Costa (de Alpedrinha) e por ele se tornou escudeiro-fidalgo da Casa Real. Depois foi guarda-roupa e camareiro-mor de D. Manuel, recebendo dele muitas mercês: conselheiro de Estado e o tratamento de Dom para si e seus descendentes; o hábito da Ordem de Cristo, com 20.000 réis de tença e os honrosos cargos de armeiro e armeiro-mor que já exercitava, em 1515.
Foi embaixador do rei a Espanha e a Roma. Teve a comenda de S. Vicente da Beira da Ordem de Cristo, foi vedor da Casa da rainha D. Leonor e primeiro provedor da Misericórdia de Lisboa.


Vista geral da ermida da Senhora da Orada.


Pia de água benta de estilo manuelino, com o brasão dos Costa, na ermida da Senhora da Orada.


Pormenor do cruzeiro manuelino, com o brazão dos Costa, na entrada do adro da Senhora da Orada.
É possível que a atual capela da Senhora da Orada seja uma reconstrução do século XVI, promovida por D. Álvaro da Costa, pelo seu filho ou pelo neto, que se seguem. Quem a mandou reconstruir deixou a sua assinatura: o brazão de família Costa.


D. Duarte da Costa
Filho segundo de D. Álvaro da Costa e de D. Brites de Paiva, sucedeu ao pai no cargo de armeiro-mor do reino. Teve a comenda de São Vicente da Beira, na Ordem de Avis, que renunciaria a favor de seu filho D. Francisco da Costa, em 1560.
D. João III mandou-o por embaixador a Carlos V e, em 1553, designou-o para suceder a Tomé de Sousa, no governo e capitania-mor do Brasil, cargos que desempenharia até 1557.
Partiu de Lisboa a 8.5.1553, levando consigo o Padre José de Anchieta. Voltou à corte, em 1557, onde retomou o cargo de armeiro-mor. Havia, entretanto, casado com D. Maria de Mendonça, da qual houve descendência.

D. Francisco da Costa
Filho segundo de D. Duarte da Costa e de Maria de Mendonça, nasceu em Lisboa, no ano de 1533, e teve o hábito de Avis e a comenda de S. Vicente da Beira, desta Ordem, por cartas de 1558 e 1560.
Ainda jovem, partiu para o Oriente, na armada de D. Afonso de Noronha, em 1550. Participou em lutas no Mar Vermelho e no Golfo Pérsico. Regressou ao reino e, de 1556 a 1559, serviu a frota que defendeu a costa portuguesa dos corsários franceses. D. Sebastião entregou-lhe a capitania de Malaca, para onde partiu em 1568. Regressou a Portugal, em 1575, e o rei nomeou-o capitão-mor e governador do Algarve, com o encargo de abastecer o exército que se deslocava para Alcácer-Quibir. Após o desastre, o Cardeal D. Henrique enviou-o como embaixador a Marrocos, para resgatar o duque de Barcelos e mais 80 fidalgos cativos pelos mouros. Chegou a Mazagão, em 1579. Como não levava dinheiro suficiente, ficou como fiador dos cativos libertados. Foi já D. Filipe I quem lhe mandou o dinheiro suficiente, mas o Xerife Mulei Ahmede exigiu então o pagamento em pérolas. Faleceu antes da libertação, em Marraquexe, no ano de 1591.
Casara com D. Joana Henriques, dama da infanta Isabel. Era poeta.

Jerónimo Corte-Real
Descenderia dos Costa Corte-Real de Alpedrinha. Nasceu nos Açores, em 1530 e faleceu em 1590. Pessoa de grande engenho, guerreiro, poeta, músico e pintor, casou com D. Luísa da Silva, dama da rainha D. Catarina.
D. Sebastião fez-lhe mercê da capitania-mor de uma nau da Índia, em 1571. Teve também a comenda de S. Vicente da Beira na Ordem de Cristo e licença para a arrendar, por alvará de 1561.

Padre Leonardo Nunes
Era filho de Simão Álvares e de Isabel Fernandes e nasceu em S. Vicente da Beira, possivelmente em 1518. Entrou no colégio da Companhia de Jesus, de Coimbra, em 1548, e no ano seguinte partiu para o Brasil, na armada de Tomé de Sousa, fazendo parte de um pequeno grupo de missionários chefiados pelo Padre Manuel da Nóbrega.
Foi enviado para Ilhéus e depois para a capitania de S. Vicente, onde não havia missionários. Exerceu uma intensa e profícua atividade, mostrando-se sempre incansável e zeloso. Dominava a língua nativa.
Criou uma escola para crianças índias e portuguesas, o chamado Colégio dos Meninos de Jesus, inaugurado em 1553. Por isso é considerado fundador da instrução no Estado de S. Paulo.
Enviado a Roma para dar conta da obra da Companhia de Jesus, no Brasil, faleceu num naufrágio ainda à vista de São Vicente, em 1554.

Sebastião Falcão
Era natural de São Vicente da Beira, filho de Fernão Falcão e de Maria Teresa (irmã de Xisto Tavares, cónego da Sé de Lisboa).
Partiu para a Índia, em 1533, incorporado na armada capitaneada por D. Pedro de Castelo Branco.

Irmão Domingos Vaz
Entrou para a Companhia de Jesus em 1588, com 29 anos. Nos finais de 1594, achava-se no Colégio de Cochim (Índia), sendo então coadjutor.

Simão de Sousa de Refóios
Foi o primogénito de Jácome de Sousa de Refóios, 9.º senhor do morgado de Santa Eulália, que viveu nas suas casas nobres de S. Vicente da Beira, com a mulher e prima Maria de Refóios.
Sucedeu na casa paterna e foi o 10.º senhor do dito morgado. Acompanhou D. Sebastião a África, onde morreu na batalha de Alcácer-Quibir (1578). Morreu sem geração, pelo que o morgado passou a sua irmã D. Leonor de Sousa. Esta casou com Nuno da Cunha, neto do grande governador do mesmo nome e deles foi 2.º neto João Nunes da Cunha que chegou a vice-rei da Índia e a quem D. Afonso VI concedeu o título de 1.º conde de São Vicente, sem embargo da oposição dos seus moradores.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Os caseiros do Monte do Surdo

O Casal do Monte do Surdo era a propriedade mais valiosa que o Conde de São Vicente possuía na nossa freguesia, recebendo de foro 26$666 réis e 24 arráteis de linho, anualmente. Ocupava todo o vale do ribeirito, afluente da Ribeirinha, que separa o Casal da Fraga do Casal do Baraçal. Penso que a residência dos caseiros era a última casa do vale, junto ao cruzamento da estrada para os Pereiros e Partida.

Em 1768, apenas duas famílias viviam no Casal da Fraga e uma outra neste casal do Monte do Surdo. Eram os caseiros Manoel Leytaõ e Izabel Duarte.
Dois anos depois, é já o seu filho que aparece na documentação, como herdeiro do aforamento: Joze Leytam Paradanta, casado com Maria Pires do Casal da Serra. Como o nome indica, o pai de Joze Leytam Paradanta seria natural da Paradanta e o filho herdou o apelido. Este Joze Leytam costumava ajustar os malhadis da Devesa, para alqueivação de cereais.

O casal teve duas filhas, ambas bem casadas. Maria Pires Leitão casou com João Rodrigues Lourenço Caio, natural da Torre, filho de Francisco Rodrigues Lourenço Caio da Torre e de Maria Jordão de Castelo Branco, mas filha de pai do Louriçal. João Rodrigues Lourenço Caio era sobrinho do cura do Louriçal, em 1776, o Padre Joam Rodrigues Lourenço Cayo.
A outra filha de Joze Leytam e Maria Pires, chamada Francisca Pires, casou com João Ribeiro Garrido, do Sobral do Campo.

João Rodrigues Lourenço Caio veio viver para casa do sogro e dele herdou o aforamento do casal. Foi Capitão da Ordenanças da Vila. Durante a Guerra Peninsular (1807-1812), a sua casa agrícola deu alimentos para os franceses e fez serviços de transporte com o carro de bois para os exércitos francês, português e inglês.
Um filho de João Rodrigues Lourenço Caio e Maria Pires Leitão, também chamado João Rodrigues Lourenço Caio, casou no Sobral do Campo, em 1811, com Helena Maria Duarte, filha de Sotério Duarte e de Josefa Margaridas, ambos do Sobral. Este João Roiz Cayo ainda vivia no Sobral, em 1828 e era lavrador.

O outro filho, António Rodrigues Caio, integrou o Regimento de Milícias, na Guerra Peninsular (1807-1812). Casou, no dia 17 de Junho de 1824, com Francisca Maria, filha de Manuel de Andrade e Maria Josefa, ambos dos Pereiros. No dia 15 de Novembro do mesmo ano de 1824, nasceu-lhes uma filha chamada Maria.
Esta Maria José casou, no Sobral do Campo, em 1844, com Manuel Ramos Preto, filho de António Ramos Preto e de Inês Duarte.

Em 1829, o casal do Monte do Surdo era dirigido por José Roiz Cáyo, certamente filho de Antonio e portanto neto de Joaõ Roiz Lourenço Cayo. Mas dele não encontrámos mais informações.

Notas:
- Roiz é a escrita antiga de Rodrigues.
- Estas informações chegaram-me por duas vias: a documentação da época e a obra Famílias da Beira Baixa, Volumes I, II e III, Lisboa, Edição do autor, 2007, de Manuel Estevam Martinho da Silva (esta sobretudo na parte referente à família Rodrigues Lourenço Caio).

sábado, 24 de março de 2012

O nosso falar: chabaçado

Fui a São vicente e vim de lá chabaçado, cansado que nem uma raposa.
Ambas as expressões significam muito cansado. Na segunda, podemos imaginar uma batida à raposa e ela, perseguida sem descanso, já mal se arrasta de cansaço.
Chabaçado vem de chabaçar ou achabaçar, que significa despedaçar, fazer em cacos. Nós temos outra expressão com este sentido: estar todo partido!, com dores no corpo, provocadas pelo trabalho.
Usamos chabaçado mais no sentido de estar tão cansado que nem se pode com uma gata pelo rabo. Ora uma gata pesa pouco, logo o cansaço terá de ser mesmo muito!

Este ano plantei umas árvores e todas as semanas tenho de as regar ao balde, devido à seca. Cá está uma das razões de vir chabaçado.
O ribeiro já secou há um mês e o charco onde ia buscar a água também secará nos próximos dias. Isto costuma acontecer no início de agosto.
Chuva, nem vê-la. Ainda está prevista para amanhã, mas não me parece...
Valha-nos as cerejeiras em flor!

terça-feira, 20 de março de 2012

Apresentação do livro


Em Janeiro, na resposta a um comentário do Francisco (do México), anunciei a apresentação do meu livro, num futuro próximo.
Estava prevista para a sexta-feira, 23 de Março, mas teve de ser adiada, devido a doença de um familiar dos apresentadores. Anunciarei a nova data logo que seja marcada.