domingo, 10 de maio de 2009

Os 99 anos da Filarmónica


A Sociedade Filarmónica Vicentina assinala, no dia 17 de Maio, o seu 99.º aniversário. Para comemorar a efeméride, convidou a sua congénere Cidade de Castelo Branco.
A Sociedade Filarmónica Vicentina foi fundada, no decurso do ano de 1910, pelo P.e João Fernandes Santiago, pároco de São Vicente da Beira, com a colaboração do músico e maestro Valério de Paiva Boléo.
A preparação dos músicos foi rápida, o que permitiu, em tempo recorde, apresentar a Banda à população a tocar músicas da época.
Dezassete anos depois, por alvará do Governador Civil de Castelo Branco, Júlio Rodrigues da Silva, Capitão de Caçadores N.º 6,foi aprovada a Sociedade Musical e os estatutos que a regem. Decorria o ano 1927, a 24 de Maio.
Ao longo dos 99 anos de actividade da Sociedade, além do ‘Tio Valério’, como era chamado, houve mais dois músicos-maestros exímios que merecem ser salientados. Na formação e regência da Banda por longos períodos, mais de 40 anos e mais de 30, respectivamente, Joaquim dos Santos Ribeiro e Sebastião Breia fizeram o seu melhor, para manterem a Banda em actividade e produzir boa música, motivo porque foram agraciados pelos órgãos directivos. Outros músicos-maestros deram contributos valiosos, embora por períodos mais curtos.
Os órgãos directivos que, durante 99 anos, estiveram graciosamente ao serviço da Sociedade Filarmónica Vicentina, tudo fizeram para resolver problemas de diversa ordem, principalmente, pessoal e financeiro, para que Banda pudesse caminhar até aos dias de hoje, cumprindo os desígnios estatuários que são: “Cultura e educação musical” e “Realização de concertos e festas”.
Actualmente, a escola aposta em músicos e maestros formados na sua escola, de forma a melhorar a qualidade dos executantes, numa sede própria, com espaço e funcionalidade.

Dário Inês

Nenhum comentário: