sábado, 16 de maio de 2009

Quadra antiga

Vale a pena voltar a uma quadra, publicada na última postagem:

Nossa Senhora d´Orada
Meu coração lá me fica
Preso ao Vosso altar
Com vara e meia de fita.

A referência à vara, antiga medida linear, até à introdução do sistema métrico décimal, em 1814, demonstra a antiguidade de algumas quadras dedicadas a Nossa Senhora da Orada.
A vara era a medida padrão das antigas medidas lineares.
No século XVIII, a Câmara de S. Vicente da Beira tinha uma barra de ferro, onde estavam marcados a vara e o côvado. Era chamada a craveira, o padrão por onde a autoridade, o aferidor, fiscalizava as varas usadas, no concelho, pelas tecedeiras e pelos mercadores.
A vara media 5 palmos e correspondia a 1,10 metros.
A fita que os romeiros deixariam a Nossa Senhora da Orada media, então, 1,65 metros.



Eu e as minhas irmãs, no cruzeiro da entrada do terreiro da Senhora da Orada.
No sentido dos ponteiros do relógio, a seguir a mim está a Eulália, depois a Maria da Conceição (São), a Maria da Luz (Luzita) e a Maria Albertina (Tina). Estes nomes não são um espanto, mas são cá da terra, têm mais encanto, como diria o António Variações.
Romaria de Maio de 1976.

Nenhum comentário: