segunda-feira, 23 de setembro de 2013

840 ANOS!

Este sábado a nossa praça voltou a encher-se de gente!
Desta vez foi o I Congresso Nacional sobre Turismo e Património Imaterial que trouxe até nós muitas pessoas ligadas a projectos variados nestas áreas, a nível nacional. Esta partilha de conhecimentos e experiências e a inclusão de S. Vicente no roteiro das Aldeias Históricas de Portugal é um contributo importante para a valorização e divulgação da nossa terra e do seu património material, imaterial e humano. Penso que este facto deve ser motivo de orgulho para todos nós e oxalá seja também o incentivo para nos empenharmos mais em restituir à nossa Vila a importância que ela teve noutros tempos.

Mas o ponto alto da festa foi a comemoração dos 840 anos de S. Vicente com a recriação histórica da sua fundação.
Começou com uma “procissão” que saiu da capela de S. Sebastião, passou pela Fonte Velha e se dirigiu para a Praça. Muitas das pessoas que participaram estavam vestidas à moda antiga, representando as diferentes classes sociais da época.
Chegados à Praça, foi recriado o momento em que, como recompensa dos que tinham participado na batalha de Oles, D. Afonso Henriques mandou que se erguesse uma igreja para substituir a da Orada que ficava muito longe. Para além de dez moedas e mais alguns privilégios, o rei ofereceu também uma relíquia (pequeno osso) do Mártir S. Vicente.
A mando do rei, a igreja foi erguida no local onde ainda hoje se encontra e à povoação foi dado o nome de S. Vicente.

Para terminar a festa, houve uma ceia à moda antiga, com muita carne, bom pão e bom vinho. Mas desta vez o povo também encheu a barriga!...

Em todas estas comemorações e festas que têm acontecido nos últimos tempos, o que me tem chamado mais a atenção é o facto das pessoas virem todas para a rua e participarem nas iniciativas com muito entusiasmo. É bom voltar a ver a nossa Praça cheia de gente, à moda de outros tempos! Tenho reparado sobretudo nas crianças e jovens. Para além de quererem participar ativamente, o que elas se divertem! Penso que serão estes momentos, que agora vivem com tanto prazer, que eles lembrarão quando forem adultos e os farão ficar por cá ou voltar sempre que puderem.

Será esta, também, uma forma de preservar e valorizar o nosso património!

M. F. Ferreira

O secretário-geral da SEDES, no uso da palavra.


A presidente da AHP, fazendo o balanço da parte do Congresso realizada em São Vicente.



Procissão com a relíquia de São Vicente.

José Teodoro Prata

Um comentário:

José Teodoro Prata disse...

Algumas notas:
1. Muita gente não se apercebeu, mas passaram por este Congresso, e por São Vicente, alguns dos maiores especialistas nacionais sobre Património Imaterial e a sua divulgação. Fomos o centro do país!
2. Tem razão a Libânia: o mais importante que fica é o convívio entre os vicentinos, o sentimento de pertença a uma comunidade. Isto é bom para todos, mas fundamental para os mais novos!
3. O meu obrigado, como vicentino, à Dr.ª Isabel Cabral, da AHP, que faz o favor de se preocupar connosco; ao ator Marlon que dinamizou a recriação histórica, em condições muito precárias (todos esperavam que ele organizasse tudo sozinho, mas ele nem a terra conhecia); à Junta de Freguesia, especialmente ao seu presidente, João Prata, que acreditou neste projeto da AHP e tudo fez para que o Congresso e as festividades dos 840 anos se concretizassem.