domingo, 5 de abril de 2015

A Procissão dos Passos


Foram muitos os Vicentinos e amigos que este ano vieram passar a Páscoa à terra. Juntamente com os que cá estamos, as procissões da Semana Santa quase nos lembraram as de antigamente.
Mas o padre Zé, logo no início do Sermão do Encontro, na Fonte Velha, lembrou também os muitos conterrâneos que, embora quisessem, não puderam cá estar. É especialmente para esses que vão estas fotografias. Que pena não poder mandar também um pouco do som das marchas da nossa banda a acompanhar as procissões.


Na Fonte Velha, Jesus encontra a sua Mãe e S. João.


“Vós que passais, olhai e vede se há dor maior que a minha.” 
(É mais ou menos esta a tradução do cântico da Verónica traduzindo a dor de Maria.)

A caminho do Calvário.
 
As Três Marias choram a morte de Jesus.

Jesus é descido da cruz...

…e depositado amorosamente no caixão.


M. L. Ferreira

3 comentários:

Ernesto Hipólito disse...

Bonita reportagem cachopa.
Parabéns.

E.H.

José Teodoro Prata disse...

Um comentário para tão bela reportagem!
É pouco mais que nada, mas a verdade é que quase ninguém comenta. Somos sempre os mesmos, a conversarmos uns com os outros e a apoiarmo-nos, porque, embora não pareça, isto de escrever aqui não é assim tão simples.

Anônimo disse...

É com imenso prazer e expectativa que diariamente visito este blogue, para com ele me aproximar mais da terra que eu amo. Tive a sorte de passar ir aí passar a Páscoa, rever os familiares com um tempo agradável e com paisagens maravilhosas com que a natureza nos contempla. Trouxe comigo essas imagens, não lido muito bem com o betão.
Aproveitei para desempenhar algumas tarefas que estão a cair em desuso na nossa terra e muitas outras, entre as quais cozer pão e fazer os bolos da Páscoa, com alguns percalços é certo, mas não desistindo: é nossa obrigação não deixar cair no esquecimento estas delícias caseiras.
Acompanhei também as cerimónias da Semana Santa e, por mais que os anos passem, é muito reconfortante assistir e rever as tão maravilhosas imagens e toda a cerimónia religiosa e verificar que muitos aspectos têm melhorado, por exemplo a nossa banda.
Agora é tempo de regressarmos ao trabalho, para merecermos outras férias, outros regressos…
Aproveito para fazer um apelo a mais pessoas para escreverem para o blogue, eu também não tenho muito jeito, mas cada pessoa vale por aquilo que é.

Tina Teodoro