segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Presidenciais, 2016


Marcelo Rebelo de Sousa: nacional, 52,00%; SVB, 57, 99%

Sampaio da Nóvoa: nacional, 22,89%; SVB, 20,77%

Marisa Matias: nacional, 10,13%; SVB, 8,95%

Maria de Belém: nacional, 4,24%; SVB, 5,75%

Edgar Silva: nacional, 3,95%; SVB, 1,92%

Tino de Rans: nacional, 3,28%; SVB, 2,08%

Nota: o todo nacional não está concluído, pois ainda falta contar os votos da emigração.

José Teodoro Prata

2 comentários:

Anônimo disse...

Temos um novo presidente da República Portuguesa!
Pessoalmente, não o escolhi, mas as regras são estas e são para respeitar.
Todos sabemos que o lugar de presidente da República, é muito menos importante que o de primeiro-ministro, dados os seus limitados poderes. Embora, simbolicamente, seja mais relevante. Tem, além disso, a legitimidade do voto universal e direto. Mas, a bem dizer, até o Tino de Rans podia desempenhá-lo. O mesmo não se diga do cargo de primeiro-ministro.
Desafio ao ZT: por que não incluir aqui um espaço sintético, periódico, de opinião política (em matéria local ou nacional), plural, com direito, pelo menos, a réplica, obedecendo a rigorosos critérios éticos, sério e construtivo? E, é claro, com declaração expressa de que tal opinião seria estranha à linha editorial do blog. Com responsabilidade de quem assina. Pode ser? Ou estará o proprietário do blog sempre sujeito a responsabilidade solidária? Que regras vigoram nos blogs? Confesso que nunca pesquisei isso.
Mas digo isto porquê? É que havia um jornal de âmbito nacional (onde trabalhou o Tó Sabino como repórter fotográfico), que, salvo erro se chamava “Manhã Popular”. Durou muito pouco tempo porque, precisamente, não abordava temas políticos! É o que eu penso… Alguém esclareça melhor.
Sei que o blog não precisa disto para se manter. Tem outros objetivos. E também sei que coordenar opiniões é complicado. Ademais, na nossa terra, em que as pessoas se zangam por tudo e por nada, com grande facilidade! Como há dias aqui já se disse.
O tempo é capaz de ser limitado para esse trabalho…digo eu… Mas fica aqui a ideia.
Abraços.
ZB

José Teodoro Prata disse...

Zé Barroso:
Claro que isso poderia trazer animação ao blogue!
Colocar as opiniões nos comentários ou aqui, na página central? Eu prefiro esta opção, sendo-me enviados os textos, não muito longos e assinados, para o e-mail.
Também teríamos de limitar no tempo o debate, talvez ficar uma semana sempre com a mesma página (sucessivamente acrescentada) e depois recomeçar a rotina normal.
Se quiseres, podes avançar!