quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

O colégio jesuíta de São Fiel


José Teodoro Prata

2 comentários:

Anônimo disse...

Já nos referimos a este colégio de jesuítas neste blog (ver publicação de 20/09/2016) para, na altura, constatar a degradação atual das instalações onde funcionou. Nessa altura, dei a minha opinião pessoal sobre o papel do ensino desta congregação em Portugal. Fui bebê-la a uma publicação que encontrei na livraria Almedina em Coimbra. Ensino esse que, segundo parece, ia além das disciplinas de Humanidades, alcançando as áreas das chamadas Ciências Exatas (vg, Física, Matemática, Astronomia, etc), reservadas ao ensino, digamos assim, mais laico. De certo modo, antecipando-se ao que viria a ser o futuro ensino.
Assim, quando o Estado moderno assumiu o ensino geral dos cidadãos, autonomizando-o, por assim dizer, do seu cariz religioso, em algumas ciências, apareceram expressões como, por exemplo, "Direito Civil" ou "Engenharia Civil". Creio eu que por oposição ao Direito Canónico ou à Engenharia Religiosa (construção dos grandes templos).
Ainda não li esta obra da Hisculteduca mas, pelos títulos tratados, julgo que virá confirmar, mais detalhadamente, esse tipo de ensino praticado pelos jesuítas. Certamente avançado para a época mesmo tratando-se de um período relativamente recente (1863 a 1910).
Um abraço ao Ernesto Candeias Martins.
Bom Natal para todos!
ZB









Anônimo disse...

Gostava de ter ido à apresentação, mas, como não pude ir, tenho curiosidade em ler o livro, não só pela relação que o Colégio de S. Fiel teve com a nossa terra, mas sobretudo porque de certeza ajudará a compreender melhor o papel da Companhia de Jesus nos diferentes aspetos da vida portuguesa, sobretudo ao nível da educação. E, já agora, as razões por que, talvez um pouco à semelhança do que aconteceu com os judeus, foram perseguidos e expulsos várias vezes de Portugal.
Boas Festas para todos!

M. L. Ferreira