domingo, 4 de junho de 2017

Boletim agrícola, junho de 2017


Cabras
Esta cabrada é a do Luís Prata filho.  
A novidade em relação à minha última notícia sobre rebanhos de cabras é que este já aproveita o leite, em termos comerciais. 
De 3 em 3 dias, vem um camião-cisterna da serra da Estrela (Seia ou Gouveia?),
 buscar o leite deste e de outros rebanhos de cabras da zona.


Javalis
São coisa que não falta por aqui. Andam escondidos, mas adivinham-se pelos estragos. 
Esta era uma cerejeira enxertada que daria os primeiro frutos no próximo ano. 
Mesmo sem frutos... mas eles são brutos!



Cerejas
Este ano o tempo foi melhor e o frio do início da primavera apenas impediu uma minoria de dar frutos: algumas cerejeiras e ameixeiras.
É novamente um bom ano para as peras, mas no ano passado os javalis patiram-me as pereiras todas, à procura dos frutos ainda verdes. O resto irá este ano.
Há amendoeiras carregadas!


Pesticidas
Não mos vendem, nem tenho tempo para tirar um curso de 30 horas; por outro lado, já sei o suficiente para não os querer usar.
Tenho andado a testar este pesticida biológico. Experimentei nas tânjaras, no outono, e agora nas cerejas. 
Está aprovado. Não mata tudo, mas também eu escapo!
Cada frasco custa perto de 5 euros. Os outros custam isso ou menos, mas dão para muito mais. Em resumo: já gastei cerca de 20 euros nas cerejas e dos outros teria gasto 5 euros.
Mas vale a pena, nem que custasse o dobro...

Entretanto, devido aos pesticidas e aos adubos químicos, a água da rede de Castelo Branco está condenada. 
A margem esquerda da Ocreza e da barragem de Santa Águeda, entre o Louriçal e a Lardosa, está a ser aproveitada intensamente e com sucesso, para a plantação de pomar de regadio. 
E os peixes começaram a morrer na albufeira. Os homens morrerão mais lentamente, sem se saber porquê.
Se o mesmo acontecer do nosso lado, entre a Oles e a Póvoa, então é o fim.
Criou-se uma plataforma de defesa da barragem, com várias organizações, entre as quais o GEGA. 
A nossa junta de freguesia também está envolvida indiretamente, pois é autoridade na parte de cima da barragem, margem direita.
Aguardemos, mas os organismos do Estado não estão a fazer nada e se calhar pouco podem fazer. 
A lei só condiciona a atividade humana nos terrenos situados dentro dos 500 metros contados a partir da água. Mas até aí a lei tem sido violada, impunenmente. 
(Ver artigos do Costa Alves, no jonal Reconquista).
Estou pessimista. Depois da ameaça constante da Central Nuclear de Almaraz, com mais de duas centenas de acidentes por ano, só nos faltava esta!


José Teodoro Prata

3 comentários:

Anônimo disse...

E não há ninguém que consiga por cobro... sabemos o mal que certos pesticidas fazem à natureza, mas as grandes multinacionais...
O materialismo, o capitalismo comandam. O planeta Terra está doente, quem lhe acode!Alterações climáticas, as diferenças entres países ricos e pobres. Os primeiros conspurcam o ambiente, os segundos gramam a pastilha, fumadores passivos. A Mãe Terra está doente, a subida das temperaturas. Os entendidos falam no aumento médio de um grau, mas depois acrescentam; na Península Ibérica a temperatura aumentou quatro, cinco graus. Se não forem tomadas medidas drásticas:- Quo vadis mundo.
Há uns quatro ou cinco anos uma das melhores cerejeiras que eu lá tinha também recebeu a visita do javali, a melhor pernada partiu-a; na altura pensei que tivesse sido alguém... a semana que passou outra cerejeira pequenita quase que ia sendo destruída por outro javali
É a vida
P.S- Pesticidas! não uso, ainda acredito nos passarinhos; sardões já não se vêm, aos poucos os animais vão desaparecendo e nós vamos morrendo aos poucochinhos.
J.M.S

Anônimo disse...

E o pior é que são aqueles que deviam dar o exemplo que têm práticas mais inimigas do ambiente, nomeadamente as autarquias. Ainda não há muitos dias passou por aqui uma equipa da Junta de Freguesia a aplicar herbicida nos caminhos e passeios públicos. Quase de certeza que não era biológico porque seria muito mais caro.
Uma boa dica, esta do Greenmix. Vou experimentar para ver se também provo as minhas cerejas, peras e pêssegos.
Dos javalis estou livre aqui no meu quintal, mas ainda não há muito tempo que se me atravessaram, em pleno dia, na subida do Valouro e na estrada para a Senhora da Orada.
Mas, tão maus como os herbicidas e os javalis, são as motas e tratores (moto quatros) a dar-nos cabo do ambiente e do juízo. E também ninguém quer saber…

M. L. Ferreira

José Teodoro Prata disse...

Após a polémica de há uns tempos, sobre os herbicidas, julgava que as autarquias tinham deixado de os usar. Mas há semanas fui surpreendido por uma equipa da Câmara, na cidade, a regar os passeios.
As moto-quadro são de facto outra praga. Além do barulho (poluição sonora), estragam os caminhos por onde passam. Deviam pagar um imposto especial para concertar os caminhos, tal como os donos dos eucaliptos deviam pagar para os bombeiros e as claques de futebol para a polícia.