terça-feira, 13 de junho de 2017

Jerónimo

Ao contrário do que eu a certa altura conclui e aqui escrevi, o apelido familiar Jerónimo não vem do Jerónimo Duarte, filho do Fraga, que casou no Casal do Pisco. E consequentemente os Jerónimo não são os descendentes diretos dos Fraga (são os Teodoro).
A sua origem é a que se segue. Destes até à atualidade mediaram poucas gerações. Prometera a alguns parentes acabar esta genealogia, mas falta-me parte da atualidade, sobretudo o ramo do Zé Eletricista, Luís Jerónimo(Revelho)...

O documento regista o batismo de António, filho de Jerónimo Lopes e Antónia do Carmo, em 1822.

Aproveito para dar notíca de mais uma etapa da vida do ator Albano Jerónimo.


José Teodoro Prata

Um comentário:

Anônimo disse...

Dois nomes, Alípio de Freitas e Albano Jerónimo, com vidas e talentos diversos, mas que nos enchem de orgulho por serem portugueses como nós (no caso do Albano, com uma costela ainda em S. Vicente).
Ainda bem que a RTP homenageou Alípio de Freitas ainda em vida (não sei se ele estaria muito para aí virado…) e a sua morte foi notícia no Telejornal. Estas pessoas que tiveram vidas cheias na luta pelos direitos dos menos favorecidos, mas que trabalham longe dos holofotes, são normalmente esquecidas ou lembradas apenas depois de mortas.
Esta biografia do jornal Público fez-me lembrar a vida de Santo António que nasceu em Lisboa, mas todos lhe chamam de Pádua. Só ontem, por um programa da RTP, fiquei a saber que era normal darem aos santos o nome da terra em que morriam. É que era ali que eles nasciam para a vida eterna…

M. L. Ferreira