quarta-feira, 7 de julho de 2010

Genealogia dos Hipólito 1

Tudo começou há cerca de um ano, quando descobri, na internet, a informação de que um Ernesto de Jesus Hipólito de S. Vicente da Beira fora fundador e maestro da banda de Silvares.
Pedi ajuda ao Ernesto Hipólito e comecei a recolher informações geneológicas, sempre que ia aos arquivos. Assim nasceu uma parceria entre o Enxidros e o Ernesto, cujos frutos já tiveram oportunidade de saborear.
Entretanto, após as publicações de 9 e 13 de Abril e 9 de Junho, encontrámos mais elementos, na genealogia do Hipólito Raposo, publicada no site: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=50126.
O trabalho que publicamos hoje e nos próximos dias é já um produto acabado, embora nunca definitivo.

1. António Dias de São Vicente da Beira casou com Francisca da Silva de Monforte da Beira. Viveram cerca de 1700. Tiveram um filho, chamado Francisco Duarte Galecho, que se segue.

2. Francisco Duarte Galecho de S. Vicente da Beira casou com Maria Rodrigues, filha de Marcos Duarte de Maria Rodrigues, ambos de S. Vicente da Beira. Tiveram um filho chamado Francisco Duarte Galecho, que se segue.

3. Francisco Duarte Galecho estava casado com Maria Antunes, filha de Domingos Antunes e Maria Marques, ambos de S. Vicente da Beira. Terão casado em meados do século XVIII. Em 1779, Francisco Duarte Galecho era casado, tinha dois filhos e vivia do trabalho, das fazendas e do gado. O casal teve três filhos: Francisco Duarte Galecho, José Duarte Galecho (casado com Pulquéria Maria Leitão) e Hipólito de Jesus, que se segue.

4. Hipólito de Jesus era filho dos anteriores e prestou serviço militar no Regimento de Cavalaria de Almeida. Estava casado com Brísida Maria da Trindade, natural de S. Miguel d´Acha. Em 1779, Hipólito de Jesus já estava casado (por isso não foi contado na casa de seu pai), mas ainda não tinha filhos e era carpinteiro. O casal teve uma filha (Ana), no dia 26 de Janeiro de 1788.

5. José Hipólito de Jesus era filho dos anteriores e casou, no dia 22 de Novembro de 1813, com Ana Joaquina de Oliveira, filha de José Pereira e de Brites Maria do Rosário, ambos de S. Vicente da Beira. Tiveram um filho, chamado José, no dia 17 de Março de 1814. Não sabemos se sobreviveu. Certo é que o casal teve três filhos que chegaram a adultos: Umbelina Hipólito, José Hipólito de Jesus e António Hipólito de Jesus.
A Umbelina Hipólito casou com Manuel Bernardo, de S. Vicente da Beira. O casal teve uma filha chamada Ana do Carmo, que casou com João Candeias, a 12 de Dezembro de 1859. Não temos mais informações sobre os descendentes deste casal.
Os dois filhos rapazes deram origem a famílias de que temos dados bastante completos, os quais apresentaremos nos próximos dias.

Nenhum comentário: