sexta-feira, 9 de julho de 2010

Genealogia dos Hipólito 3

Concluímos, hoje, a apresentação da genealogia dos Hipólito, com o ramo familiar do conhecido Hipólito Raposo.


6B. José Hipólito de Jesus era filho de José Hipólito de Jesus e Ana Joaquina de Oliveira, o casal número 5 do tronco comum, publicado anteontem. Casou, no dia 16 de Novembro de 1840, com Ana Raposa, filha de Francisco Vaz Raposo (filho de João Vaz Raposo e Inês Maria) e de Maria Candeias (filha de Manuel Rodrigues Marques e Ana dos Santos Candeias), todos de S. Vicente da Beira. Esta Ana dos Santos Candeias morava na Rua Manuel Lopes, em 1812, já enviuvara e o seu filho Manuel Marques era soldado do Exército Português.

7B. José Hipólito de Jesus e Ana Raposa tiveram uma filha, Augusta Hipólito de Jesus, que casou, no dia 26 de Outubro de 1864, com Joaquim Cardoso, filho de Francisco Cardoso, natural de Castendo (bispado de Viseu), e de Ana Emília de S. Vicente da Beira.

8B. Tiveram também um filho, Joaquim Hipólito, que, com a profissão de jornaleiro e a idade de 24 anos, casou, a 31 de Janeiro de 1878, com Maria Patrocínio, filha de Agostinho Ricardo e de Maria do Patrocínio, todos de S. Vicente da Beira.

9B. E ainda João Hipólito Vaz Raposo, nascido em 1846. Era jornaleiro, de 26 anos, quando casou, no dia 16 de Outubro de 1872, com Maria Adelaide Gama, filha de João Martins Gama, cultivador, natural de Janeiro de Cima, e de Joana Rita da Conceição, de S. Vicente da Beira.
Este casal número 9B teve um filho, chamado José Hipólito Vaz Raposo (1885-1953), o famoso Hipólito Raposo.

10B. José Hipólito Vaz Raposo casou com Valentina de Andrade Pequito Rebelo. O casal teve 6 filhos, dois com o apelido Hipólito e cinco com Vaz Raposo. (Ver: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=50126)


José Hipólito Vaz Raposo em fotografia dos tempos de estudante, em Coimbra.


Local da casa, ao fundo da Rua Nicolau Veloso, onde viveram os pais de Hipólito Raposo, antes de construírem o solar junto à Fonte Velha, segundo informação do João Paulino do GEGA. Talvez não seja por acaso que esta casa pertence a uma família Candeias, quase de certeza também descendente dos pais de Ana Raposa (Candeias), a avó de Hipólito Raposo.


Solar da família de Hipólito Raposo, a 1.ª à esquerda de quem sobe a Rua da Costa. Este Hipólito Vaz Raposo era bisneto de João Vaz Raposo, possivelmente descendente dos Vaz Raposo do século XVIII, gente da governança do concelho.


Lápide descerrada nesta casa onde viveu Hipólito Raposo.

Nenhum comentário: