quinta-feira, 23 de maio de 2019

Aníbal dos Santos




Aníbal dos Santos nasceu numa casa da Rua Velha, em São Vicente da Beira, no dia 29 de janeiro de 1892. Era filho de João Gaspar dos Santos, alfaiate, natural de Janeiro de Cima, e de Maria do Rosário, criada nos Pereiros.
Assentou praça, em 2 de julho de 1912, como recrutado, pertencendo ao contingente de 1912, ao cargo do distrito de Castelo Branco. Presente no Grupo de Bateria do Regimento de Artilharia de Montanha, foi incorporado em 14 de janeiro de 1913. Era analfabeto e tinha a profissão de jornaleiro.
Pronto da instrução da recruta, em 30 de março de 1913, passou ao quadro permanente, em virtude de sorteio, e ao Regimento de Artilharia de Montanha, em 30 de novembro. Foi licenciado no dia 5 de junho de 1914, altura em que se domiciliou na freguesia da Anunciada, em Setúbal.
Apresentou-se novamente, em 28 de agosto, e foi mobilizado para a província de Moçambique. Embarcou no dia 11 de setembro de 1914, a bordo do navio inglês Durban Castle, integrando a 1.ª Expedição enviada para aquele território, com o objectivo principal de reforçar a defesa das fronteiras dos ataques alemães.
Após mais de um mês de viagem, chegou a Lourenço Marques e daí seguiu viagem para Porto Amélia, a norte de Moçambique. Regressou à Metrópole em novembro de 1915.
Em fevereiro de 1917, foi de novo mobilizado para a província de Moçambique, para onde seguiu em 2 de julho, fazendo parte das tropas de reforço à 3.ª Expedição que, na altura, se encontrava muito enfraquecida devido às baixas provocadas pelas tropas inimigas e pelas doenças que vitimaram muitos militares. Participou na coluna móvel que operou na região do lago Niassa, no período entre 28 de fevereiro e 3 de junho de 1918. Embarcou de regresso à Metrópole, em 19 de março 1919, e foi licenciado em 14 de julho, domiciliando-se novamente em Setúbal.
Passou ao 2.º escalão do Exército e ao 4.º Grupo de Bateria de Reserva, em 1 de janeiro de 1923; ao depósito de licenciados do Regimento de Artilharia n.º 3, em 1 de outubro; à reserva territorial, em 3 de dezembro de 1933.
Condecorações:
·       Medalha comemorativa das operações militares, na província de Moçambique;
·       Medalha da Vitória.
Não foi possível saber se casou e deixou descendentes, nem a data e local do seu falecimento. É provável que tenha sido em Setúbal.


Maria Libânia Ferreira
Do livro "Os Combatentes de São Vicente da Beira na Grande Guerra"
À venda, em São Vicente, nos Correios e no Lar; em Castelo Branco, na Biblioteca Municipal.
O dinheiro da venda dos livros em São Vicente reverte para a Santa Casa da Misericórdia.

Nenhum comentário: