segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Autárquicas 2021

Escrevia Miguel Sousa Tavares, no jornal Público de 11 de setembro: Estamos em plena campanha eleitoral e o único elemento positivo é o próprio facto de haver várias dezenas de milhares de pessoas que se candidatam por todo o país. É a manifestação de massa mais relevante na democracia portuguesa nestes dias.

Ele continua, denunciando a quase apatia dos portugueses face à campanha eleitoral, mas eu não quero ir por aí. Penso que a situação sui generis que vivemos no concelho de Castelo Branco, em termos de poder local, trouxe um dinamismo a estas eleições como já não se via há muito tempo. Esperemos que essa dinâmica persista após 26 de setembro!

Na freguesia de São Vicente há mais gente envolvida. Destaco a presença de muitos jovens nas candidaturas, embora, infelizmente, quase todos em posições secundárias. É um fenómeno dos tempos que vivemos esta secundarização dos jovens pelas gerações mais velhas, que começaram a ocupar cargos desde os seus 20 anos e ainda não passaram o testemunho aos mais jovens.

É um paradoxo querer construir o futuro com gente do passado! Resta-nos a esperança de que, após as eleições, as equipas agora formadas abandonem o caciquismo habitual e continuem a refletir sobre a vida pública, em equipa, trazendo o contributo dos mais jovens para a nossa política local (a política é a ciência de governar a comunidade).

José Teodoro Prata

sábado, 11 de setembro de 2021

O homem que parou o deserto

Um agricultor analfabeto, usando técnicas tradicionais, fez mais pela reflorestação e pela alimentação dos pobres do que todas as organizações mundiais.

https://youtu.be/ykD_O6NpQmQ 

José Teodoro Prata

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Os minerais dos Paulinos

Eis-nos mais uma vez com os minerais dos Paulinos, pai e filho. E temos de voltar muitas vezes, pois a sua grandeza é equivalente ao esquecimento a que estão votados, na linha. aliás, das declarações do João Paulino no final desta notícia do jornal Reconquista da semana passada.




José Teodoro Prata

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Gestão da Gardunha

Andei por fora e por isso só agora li o artigo do João Carvalhinho sobre a serra da Gardunha publicado no jornal Reconquista de 12 de agosto.

Em 2017, na sequência do grande incêndio que devastou a nossa serra, acreditei piamente nas autoridades que prometiam reflorestar a Gardunha com árvores autóctenes e criar um banco de sementes para esse fim. Por isso entreguei na nossa junta de freguesia sacos com cerca de meia dúzia de quilos de bolotas de sobreiro e carvalho. Logo na altura tive a sensação de que estava a fazer figura de parvo, mas mantive a minha atitude, por uma questão de cidadania. Afinal foi mesmo inútil o tempo que passei pelas bermas de ruas e estradas a apanhar bolotas.

Sei agora, pelo artigo do João Carvalhinho, que podia ter sido diferente. Lamentável! Em jeito de reflexão Swot, deixo a ideia/reivindicação aos candidatos a cargos autárquicos nas próximas eleições.



José Teodoro Prata

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Testamentos

 Fazer testamento dos bens que se possuíam era uma prática comum já em várias civilizações antigas. Tinham como função principal expressar as últimas vontade do testador e, de certa forma, também a intenção de perpetuar a memória do falecido e a gratidão dos que eram beneficiados. Por vezes revelavam também a intenção de continuar a exercer algum poder e controlo social para além da morte.  

Em Portugal há referência a este documento desde quase a sua origem, nomeadamente nas indicações que os forais já davam sobre a forma como os bens da família podiam passar para o cônjuge ou para os descendentes, a equidade na partilha, a herança de dívidas, a validade do documento, etc. Mas terá sido pelas Ordenações Afonsinas, no século XV, que, de forma mais clara, ficaram estabelecidas as leis que regulamentavam esta matéria.

Pela grande influência da Igreja na vida das pessoas, orientando-as na prática das virtudes terrenas com vista a alcançarem as graças divinas, os testamentos, para além da indicação sobre a partilha dos bens materiais da família, refletiam também o medo e a preocupação com a vida para além da morte. Será devido a estas preocupações que, ao percorrermos os registos de óbito do século XVIII, disponíveis nos Registos Paroquiais, encontramos a transcrição de muitos testamentos, o que parece paradoxal, sabendo que a maior parte da população, por ser pobre, não tinha bens para legar aos descendentes ou outros familiares (em muitas das situações em que o falecido não tinha feito testamento ou codicilo, um espécie de testamento mais simples, o pároco dizia que era “por ser pobre”, o que, naquele tempo, significaria que não tinha quaisquer meios de sobrevivência; nestes casos a missa e o funeral eram feitos gratuitamente, por amor de Deus).

Para assegurar o perdão dos pecados cometidos e, muitas vezes, legitimar a aquisição e usufruto dos bens materiais durante a vida, uma parte muito significativa das disposições dos testamentos era dedicada a enumerar as missas, esmolas e outras obras de caridade a serem feitas após a morte do testador. Começavam quase todos da mesma maneira: a escolha da mortalha, o local da sepultura, quem iria acompanhar o funeral, as missas pela própria alma e pelas dos familiares (em alguns casos chegavam a ser às centenas), as esmolas aos pobres, à Igreja e às ordens religiosas, etc. Só depois de todas estas vontades bem descriminadas, surgiam as disposições relativas aos bens materiais: nomeação dos herdeiros e repartição da herança, e, se fosse o caso, pagamento de dívidas feitas em vida pelo autor do testamento.

No caso de pessoas com poucas posses, o testamento limitava-se quase sempre a referir o local da sepultura, as missas pela alma do próprio e outros familiares mais próximos, e a indicar alguns familiares a quem eram deixadas as roupas de uso pessoal ou de casa (quase sempre já usadas), alguns “trastes” de mobiliário e animais domésticos.   

Este testamento de Maria de Lemos Franca, falecida em 28 de fevereiro de 1766, é um bom exemplo do que eram as últimas vontades e a mentalidade de uma pessoa daquela época:

 



Deixo o essencial, mas ampliando o documento, consegue ler-se quase tudo.

Começa por dizer que quer que o seu corpo seja envolto no hábito de São Francisco e sepultado na igreja matriz, junto do altar de Nossa Senhora do Rosário; pede depois que seja acompanhada pelas Irmandades de que é irmã e que lhe seja feito um Ofício de nove (?) e que a ele assistam os padres que seus herdeiros determinarem (controlo da vida dos filhos depois da sua morte); que se lhe digam uma missas ao Anjo da Guarda, uma a Nossa Senhora da Piedade, uma a Santa Catarina, uma a São Francisco e Santo António, uma a São Vicente e uma a São José; que sejam ditas duas missas pelas penitências mal cumpridas, três pela sua alma, três pela alma de seu marido, três pela de seus pais e uma pela de sua tia; todas as missas seriam mandadas dizer por seus testamenteiros pela esmola de cem reis.

Depois destas disposições de carater mais espiritual, nomeia os seus herdeiros forçados (?), filhos legítimos tidos do casamento com Manuel de Andrade: Vicente José de Azevedo, Maria Joaquina de Andrade e Martinho de Andrade constituindo-os seus herdeiros universais e pedindo que sejam seus testamenteiros. Seguem-se depois as suas vontades quanto à divisão dos bens pelos filhos. É interessante a referência aos Canavéis de Cima e a umas casas que seriam de seus tios Simões e confinavam com as de sua filha Joaquina.

Outra referência interessante neste testamento é a que faz a uma rapariga chamada Manuela Maria, que teria na altura cerca de vinte anos e era pobre. Diz que é filha de Manuel de Andrade (seu marido?), e que vivia em sua casa desde os oito anos de idade, servindo-a a ela e a seus filhos sem nunca lhe ter sido retribuído o trabalho senão com algumas vestiduras. Pede que lhe sejam dados dezanove mil e duzentos reis e alguma roupa de cama e de vestir pelo muito trabalho que tem tido naquela casa e é bem merecida. Tudo isto por descargo de consciência, como diz.

Por último, declara que tem algumas dívidas que os filhos também conhecem e que, por terem sido feitas pelo casal, pede que sejam pagas com o dinheiro da herança.

Por este exemplo, que é relativamente simples comparado com outros que podemos encontrar nos Registos Paroquiais, conseguimos, entre outras coisas, perceber a importância dos testamentos para a compreensão das mentalidades e da vida social e económica de determinada época. Dão-nos também conta da demografia, das relações familiares próximas e de parentesco mais alargado ou de vizinhança. Dão ainda informação sobre as instituições religiosas existentes em cada localidade e do poder que exerciam sobre as pessoas, mesmo as mais ricas e informadas.

M. L. Ferreira

terça-feira, 27 de julho de 2021

Swot - Arte sacra

 Este texto é um dos comentários à publicação anterior, mas é demasiado importante para ficar lá "escondido", sobretudo por conter elementos novos.

Este era o ponto da minha projectada segunda entrega no âmbito desta discussão.

Assino por baixo do nosso património religioso como um dos pontos fortes de SVB.

Começando pelo acervo da arte sacra: recuperá-lo, sim senhor; instalá-lo, sim senhora. Acrescento: estudá-lo, conhecê-lo, passos necessários para o expor e o divulgar. O mais fácil (apesar das dificuldades inerentes) nestas coisas é instalar - o busílis está no que se faz com o acervo, no mínimo manter abertas as ditas instalações e visitável o acervo. Um caminho pode ser contratar alguém - pode ser feito através de uma bolsa, contratualizada e calendarizada - que faça esse trabalho.

Em segundo lugar, o restante património religioso católico - quem me antecedeu neste tema já escreveu o que basta, para já.

Terceiro: o património religioso de SVB não se esgota na dimensão católica. Um projecto deste tipo, a meu ver, deverá integrar o nosso passado judeu e o nosso passado da sua "liquidação". Com linhas diferentes, mas complementares: 1-conhecer esse passado (as pessoas, sua origem e vida em SVB, as práticas religiosas, e o seu devir enquanto comunidade, integrada ou separada, o que tiver sido); 2-integrar esse conhecimento numa geografia exterior a SVB, que abrange designadamente, mas não só, Idanha-a-Nova, de onde vieram para SVB muitos dos "judeus de SVB". 3-integração de SVB na rede nacional das judiarias e tirar partido (cultural, económico, etc.) dessa ligação.

Pontos fracos - se tem de ser: potencial deste projecto para ser identificado e assumido pela comunidade, os seus elementos mais activos e por quem tem (algum) poder como um dos 3 grandes desafios para os próximos, digamos, 5 anos.

José Miguel Teodoro

sábado, 24 de julho de 2021

Mais Swot

 A nossa arte sacra

Este assunto é para mim uma dor d´alma, como se costuma dizer. Neste caso, o positivo e o negativo são tão fortes que se equilibram, desequilibrando-me.

Pontos fortes:

- A nossa arte sacra vai da pintura à escultura (estatuária e relevo em pedra e metal) e da arte fixa à móvel.

- É rica e diversa, incidindo sobretudo no período manuelino-renascentista.

- A Santa Casa está a trabalhar num projeto de recuperação da Igreja da Misericórdia, nomeadamente da estrutura do teto e da sua pintura.

- Recentemente, parte da nossa arte sacra foi recuperada com vista à organização de um museu de arte sacra.  

- Está projetado um museu de arte sacra em São Vicente da Beira.

- É possível fazer um roteiro turístico com a nossa arte sacra.

- O museu de arte sacra e a nossa rota turística garantiriam pelo menos a contratação de uma pessoa, o que significa a fixação/permanência de uma família em São Vicente; ainda a vinda de forasteiros e o serviço de refeições, já sem falar da hipótese de realização de residências artísticas.

 

Pontos fracos:

- Tal como noutros assuntos, poucos são os vicentinos a valorizar esta nossa riqueza, em parte porque muito poucos a conhecem verdadeiramente e por isso ignoram o seu potencial.

- Continua a desfazer-se em pó o retábulo da Igreja de São Francisco do antigo convento das religiosas franciscanas atualmente na capela da Senhora da Orada (felizmente, a Partida já recuperou o seu retábulo franciscano, originário de um convento do Fundão).

- O projeto de um museu de arte sacra conheceu tantas vicissitudes que já podemos duvidar da sua concretização: escolha de um edifício (casa Hipólito Raposo, à Fonte Velha) sob o qual corre uma nascente de água no inverno; reconstrução do edifício sem a necessária impermeabilização do pátio e das valetas exteriores, assim como a não inclusão das janelas na recuperação, não tendo sido reparadas atempadamente as falhas e por isso estando perdida quase toda a recuperação feita; mudança do responsável do projeto, após um ou dois anos de trabalho; fraquíssimo empenho da Câmara Municipal e das instituições de São Vicente na sua concretização.

 

José Teodoro Prata