quinta-feira, 8 de julho de 2010

Genealogia dos Hipólito 2

Ontem, dia 7 de Julho, publicámos o tronco comum (mais antigo) da genealogia dos Hipólito. Hoje apresentamos um dos ramos, precisamente aquele que continua mais ligado S. Vicente da Beira. O primeiro deste ramo é filho do último casal da tronco comum.


6A. António Hipólito de Jesus, outro filho de José Hipólito de Jesus e Ana Joaquina de Oliveira, casou, no dia 8 de Fevereiro de 1854, com Maria Amália, filha de João Agostinho e de Maria Eufrásia.
O casal teve dois filhos, que se seguem.

7A. Joaquim Hipólito, filho dos anteriores, tinha 26 anos e era moleiro, quando casou, a 15 de Julho de 1885, com Maria Antónia, de 27 anos, moleira, filha de Francisco Nicolau, moleiro, e de Joaquina Augusta, moleira. Todos eram de S. Vicente da Beira.

8A. João Hipólito de Jesus (1871 – 1954), também filho do casal número 6A, era sapateiro de profissão e casou, aos 23 anos, com Iria de Jesus (1874 – 1963), de 22 anos. Este casal teve quatro filhos: Ernesto Hipólito de Jesus, maestro e fundador da Banda Filarmónica de Silvares, José Gregório Hipólito e as filhas que se seguem.

9A. Laurentina de Jesus Hipólito, filha dos anteriores, casou com Miguel Jerónimo. O casal teve os seguintes filhos: Maria de Jesus, Francisco, António, Miguel, José (padre), João, Conceição, Lurdes, Maria José e Iria.

10A. Maria do Carmo Hipólito (1896 – 1981) era a segunda filha do casal número 8A e teve um filho: Ernesto José Hipólito, que se segue.

11A. Ernesto José Hipólito, filho da anterior, casou com Maria de Jesus dos Santos Caio, filha de Joaquim Maria dos Santos Caio e Josefa Carlota e neta materna de António da Cruz e de Maria Carlota. Este Joaquim Maria dos Santos Caio era filho de João Maria dos Santos Caio de Castelo Branco e de Josefa Paulina de São Vicente da Beira, filha de Manuel Paulino e de Maria Joana, também de S. Vicente da Beira.
Ernesto José Hipólito e Maria de Jesus Santos Caio tiveram três filhos: a Judite, a Maria da Luz e o Ernesto (Ernesto Joaquim dos Santos Hipólito, colaborador nesta genealogia).


Ernesto filho e Ernesto pai.
Gente bem parecida, estes Hipólito! E ainda falta o Hipólito Raposo, em foto de galã coimbrão. Fica para amanhã.

16 comentários:

Unknown disse...

Parabens pelo trabalho. É muito bom encontrar aqui a história da familia do meu pai - Francisco Hipólito Jerónimo.
Através desta informação conseguimos completar melhor a nossa àrvore geneológica no site www.myheritage.com.

Pelo facto de pertencer a uma família muito numerosa, a construção de uma arvore geneológica tornou-se um desafio.

José Teodoro Prata disse...

Ana:
Deixei com o Ernesto Hipólito a certidão de casamento dos teus bisavós João Hipólito de Jesus e Iria de Jesus.

José Teodoro Prata disse...

Ana:
Envia uma mensagem para o meu endereço de e-mail, que está ao alto do blogue, pois, além dos elementos que usei, tenho outros, embora poucos, que são interessantes para a vossa genealogia.

Unknown disse...

José Teodoro, só hoje tive a oportunidade de ver a história dos Hipólitos. Gostei também muito de ver a foto do meu pai com o meu irmão. Quem comentou e também gostou, foi o seu aluno e meu neto, André Pereira. Parabéns pelo blog e muito obrigado pelo seu trabalho. Cumprimentos, Judite Hipólito.

Unknown disse...

Gente....gostaria de conhecer e descobrir meus familiares...sou neta de dionísio hypolito e emilia guadanhin hypolito...meus avo teve 14 irmaos...vou ver com minha avo como se chamava a minha bisavo....

Aildes disse...

OI, bom dia...estou pesquisando para tentar fazer a arvore genealogica da minha familia materna...achei super interesante esta pagina web.
O bisavô da minha mae se chamava Hipolito, era dono de uma engenho manual em Sergipe, loiro e casado com ALmerinda de Jesus, negra...nesse tempo só se casavam pela igreja, assim que ela nao teve seu sobrenome.
Seu filho, meu avô...se chamava Amancio Hipolito dos Santos, teve 7 filhas e 1 filho...todos hipolitos...

José Teodoro Prata disse...

Aildes:
Estes são os Hipólito de São Vicente da Beira, concelho de Castelo Branco.
Como Hipólito era um nome próprio e não um apelido, há muitas povoações com gente de apelido Hipólito. Os filhos de alguém chanado Hipólito ficavam com este nome com o apelido.
Exemplo:
O Hipólito de Jesus chamou ao filho Manuel Hipólito. E este pasou o apelido Hipólito aos seus filhos e netos.
José Teodoro

Luciana Marinho disse...

Boa noite a todos!
Por favor,eu sou neta de Lourival Freire Hyppolito.Meu avo era de Alagoas Grande,Estado da Paraíba.
Meu bisavô foi dono de um Armazém na Paraíba que levava o sobrenome da família,mas o meu avo registrou os filhos sem a grafia da época " Hyppolito".
Vocês conhecem os Hipólitos da Paraíba?

Um fraternal abraço e boa PasPás,"primos"!

Unknown disse...

Minha avó chamava Benedita Hipólito de Jesus e era casada com Luiz Pereira Lima

Unknown disse...

Tb sou uma Hipólito, meus Bisavós se firmaram numa cidade ao sul do Rio de janeiro, Angra dos Reis, mais precisamente no Frade. Eram donos me muita terra. Benedito Hipólito era seu nome.

Unknown disse...

Achei muito interessante e lindooo a geonologia Hipólito. . Pois minha sogra fala sempre que seu pai tinha sobrenome Hipólito... Dionísio Hipólito casou-se com Terezinha de Jesus Hipólito .... eram de Minas Gerais. ... minha sogra se chama Maria Rosa Pereira da Silva

Unknown disse...

Também sou Hipólito, meu pai era Salvador Hypolito, filho de Luiz Hypolito e Angela Mazzaro.

Srta Costa disse...

O avô do meu avô se chamava Hipólito Rodrigues da Rocha, já o pai, se chamava José Hipólito de Jesus. Obrigada!

Srta Costa disse...

Meu avô nasceu no dia 8 de Maio de 1924 e faleceu No dia 8 de Setembro de 2010. Seu avô , HIPÓLITO RODRIGUES DA ROCHA, suponho que haya nascido entre 1800 e 1900 e incluso antes de 1800. Muito obrigada por sua contestação!

Unknown disse...

Meu pai também se chamava Benedito hipólito de Paulo, meu avô Lindolfo hipólito e minha vó Deolina filisbina hipólito

Minda disse...

Eu sou Carminda Naunes Hipólito,filha de Francisco Hipólito de Jesus que era o filho mais novo do casal7A, que teve 7filhos.Os nomes completos do casal 7A são :Joaquim Hipólito de Jesus e Maria Antónia Nicolau. Aqui junto o link para a árvore genealógica destes descendentes do casal.
https://www.myheritage.com.pt/site-family-tree-20933981/familia-hipolito