domingo, 10 de julho de 2016

A Justiça: sanções e controlo social

Dispõe a comunidade (Partida) de várias sanções sociais que influenciam e controlam o comportamento dos seus membros.
Há uma escala de valores socialmente aceite que cada indivíduo procura respeitar. Sempre que o não faz, a comunidade reage por diversos modos, exercendo uma censura por vezes bastante eficaz.
Um dos meios de que a comunidade se serve é a negação da salvação. Esta espécie de sanção só é, porém, praticada pela generalidade dos habitantes, para uma pessoa cuja reputação tenha descido muito baixo no conceito geral. É que o seu uso repugna a muitas pessoas que entendem que não devem negá-la nem aos próprios inimigos, desde que estes correspondam.
Contudo, ao nível de famílias ou de grupos, ela é algumas vezes usada e não há dúvidas de que exerce uma certa pressão sobre as pessoas visadas. Estas são constantemente obrigadas a uma reflexão dos motivos que a determinam e não raro tendem a eliminá-los.
Outra espécie de sanção é a que consiste na atribuição de alcunhas, traduzindo o comportamento vulgar de certos indivíduos ou até por motivo de uma única acção menos conforme com os padrões socialmente aceites.
«Aqui, como em todas as povoações da Beira Baixa, é corrente designarem-se as pessoas pelas alcunhas por que são conhecidas» - Dias, Jaime Lopes; «Etnografia da Beira Baixa», Vol. III, Lisboa, 1948.
Nem sempre, porém, as alcunhas são motivadas por comportamentos censuráveis. Por vezes derivam até do exercício de uma certa profissão e são aceites pacificamente pelos alcunhados. Mas geralmente representam uma crítica social. Não são chamadas directamente às pessoas a quem são atribuídas, senão em caso de desentendimento, mas as pessoas, sabedoras da alcunha por que são conhecidas, procuram corrigir o seu comportamento ou não voltar a praticar a acção que lhe deu origem.
(…)
Também o choro do entrudo representa uma sanção social «Não obstante estarem em declínio os folguedos do Carnaval, ainda hoje, na maioria dos povos do nosso distrito, noite alta, nos três dias consagrados à folia, continua a chorar-se o Entrudo… É uma sátira alegre que por vezes torna públicos acontecimentos íntimos, desconhecidos de muitos moradores» - Dias, Jaime Lopes; «Etnografia da Beira Baixa», Vol. I, Lisboa, 1926.
Assim acontece de facto na Partida e não apenas nos três dias consagrados à folia, mas durante uma semana ou mesmo mais, antes do Carnaval.
Ao longo do ano, vão os rapazes tomando nota dos comportamentos mais invulgares, para nos dias que antecedem o Carnaval os irem referir e comentar, durante a noite, às portas dos referidos moradores. Certos comportamentos ou acções mais íntimas é por este meio que chegam ao conhecimento público. Se as pessoas visadas reagem ou tentam, por qualquer modo, afugentar os «entrudos», estes voltam uma, duas e mais vezes a importuná-los.
           
Retirado de «PARTIDA  -  COMUNIDADE DA ZONA DO PINHAL NA BEIRA BAIXA», de Luís Leitão -  Composto e impresso nas Oficinas Gráficas do Jornal do Fundão, 1991.


M. L. Ferreira

quinta-feira, 7 de julho de 2016

O Homem

As características físicas dos habitantes da Partida são semelhantes às da generalidade dos portugueses, sem qualquer particularidade digna de registo.
Quanto à sua atitude mental é difícil reduzi-la a uma fórmula única. Orlando Ribeiro no «Guia de Portugal», III Volume, «Beira Baixa», afirma que o temperamento dos habitantes é por toda a parte afável, confiável e acolhedor. Por longas caminhadas ao sol ardente, pode o viajante entrar às casas, beber água do asado e quedar-se à fresca, no paleio com o lavrador que descansa do jantar ou a moça ou mulher sentada ao tear. Se não comeu, repartem com ele de boa vontade, e se no caminho topa com um homem ou mulher trazendo cesto de fruta logo o põem no chão e, com simplicidade e nobreza, oferecem do que levam. O camponês da Arraia ou do Campo, ou até o pequeno lavrador que arrenda coutos e semeia folhas de trigo, conserva o essencial destas virtudes antigas. Onde, porém, elas se deparam na maior pureza é nos charnecos e ratinhos das pobres terras de xisto, gente de proverbial honradez, que não mente, que não toca no molho de lenha ajuntado por outro à beira do caminho solitário, que ousa deixar a chave da adega ou do celeiro escondida num buraco da porta a que todos conhecem o sítio».
 A franqueza parece ser de facto uma característica da gente da Partida, que é expansiva e aprecia sobremaneira a convivência social.
Os homens, sempre que podem, juntam-se nas tabernas, onde conversam e bebem, juntando-se em «sociedades» de ocasião. É criticado um homem que entre numa taberna e beba só. O normal é juntarem-se vários, havendo o hábito de cada um pagar pelo menos uma «rodada», isto é, um copo de bebida para cada um dos que fazem parte da «sociedade». É até talvez este o motivo por que alguns homens bebem frequentemente demais: integrar-se numa «sociedade» grande é o primeiro passo para se beber em excesso.
A esta sociabilidade parece associar-se, contudo, uma certa independência que se manifesta em certos modos de comportamentos habituais e ocasionais. Assim, por exemplo, não há notícia de alguém da Partida ter feito vida de mendigo. As poucas pessoas que têm tido necessidade de viver da caridade pública, são espontaneamente auxiliadas pelos vizinhos da terra, de modo a não terem que mendigar aqui e muito menos noutras terras.
Um acontecimento revelador da atitude mental que acabamos de referir verificou-se há pouco tempo, quando o Reverendo Padre Manuel de Oliveira Campos que aqui esteve a residir durante alguns anos, foi transferido para outra paróquia e a Partida ficou novamente entregue ao pároco da freguesia. Como protesto da transferência daquele sacerdote, que foi sentida como um recuo no processo de emancipação em relação à sede de freguesia, a população da Partida, em massa, recusou a assistência religiosa que o pároco quis prestar-lhe, não assistindo uma única pessoa às missas que ele aqui veio celebrar aos domingos, durante alguns meses, e pedindo a assistência de sacerdotes de outras freguesias para casamentos, enterros, baptizados, etc. Houve até enterros sem a assistência dum padre, o que representa um enorme sacrifício para os familiares dos falecidos. Esta espécie de greve religiosa manteve-se durante mais de dois anos e só terminou quando aqui ficou colocado outro sacerdote, que ainda cá se encontra.
Por outro lado desdenha-se dos habitantes das aldeias vizinhas, havendo alcunhas a alusões zombeteiras para quase todos eles: os de S. Vicente são «piolhosos»; os dos Pereiros são «quadrasanhos»; os da Paradanta é «onde a fome se canta»; Alcains é a «terra dos cães»; diz-se «se vais ao Castelejo vens de lá andarejo», «se vais ao Souto da Casa , partem-te lá uma asa»; «se vais à Enxabarda põem-te lá uma albarda»; etc.
Sobretudo em relação aos habitantes da sede de freguesia, é manifesto o desdém com que se lhe referem que é, aliás, comum a outras terras da região. «Cães da Vila, chamam os do Louriçal do Campo aos de S. Vicente da Beira» (Dias, Jaime Lopes - «Etnografia da Beira» Vol. V, Lisboa, 1929, p. 192). Este sentimento da generalidade dos habitantes da região para com os de S. Vicente da Beira é muito antigo, pois vem do tempo em que esta aldeia era sede de concelho, que foi extinto nos fins do século passado, precisamente devido a um levantamento geral da população das anexas e freguesias da sua jurisdição, que convergiram para a vila num dia e hora previamente combinada e queimaram todos os papéis da Repartição da Fazenda. Já neste levantamento a Partida desempenhou um papel muito activo.
Embora não seja talvez tão rígida como em outras comunidades rurais, também aqui se verifica uma divisão sexual do trabalho.  Cada sexo tem os seus trabalhos tradicionais. Assim, por exemplo, o homem lavra, cava, roça mato, colhe azeitona, poda oliveiras e outras árvores, mata e abre o porco, etc. e a mulher executa os vários serviços domésticos e algumas tarefas agrícolas mais leves, tais como sachar, regar, plantar e semear hortaliças, etc. (…) A criação de porcos à pia é também uma tarefa das mulheres, que ainda executa todas as operações de fabrico do enchido e lava das tripas. O homem mata, abre e salga os porcos.
A mulher da Partida não lavra. Também não entra numa taberna para beber e, se alguma vez tem de lá ir chamar o marido, não se detém (…).
Ao contrário do que poderia esperar-se dum certo sentimento de superioridade da população da Partida, a integração de elementos estranhos, por motivo de casamento ou outro, é geralmente fácil. Em pouco tempo estes elementos passam a ser tratados como se fossem naturais daqui, não sendo alvo de quaisquer atitudes segregacionistas.
A íntima relação que existe entre as actividades agrícolas a que se dedicam e o ritmo da natureza, obriga os habitantes da Partida a dedicarem uma atenção especial ao tempo. Se bem que sejam conhecidas e muitas vezes mencionadas as estações do ano, também é frequente a designação dum determinado período do ano pelo nome dum Santo que nele se venere ou festa que se celebre, como é o caso do «S. Miguel» que designa a primeira metade do Outono. Outras vezes é associada a época do ano com os principais trabalhos durante ela realizados, dizendo-se no «tempo das sementeiras, «no tempo das malhas», etc.
Os fenómenos meteorológicos, sobretudo, são alvo de uma particular atenção. As suas causas não são geralmente conhecidas, como é óbvio, mas as condições em que ocorrem encontram-se muito bem catalogadas, como se verifica até pelos ditados populares que pudemos recolher sobre o assunto:

«Pastor, pastorão,
Nem de Inverno nem de Verão,
Nunca se larga o gavão (capote com capuz e mangas)»;

«Geada na lama, água na cama»;

«Circo na lua, água na rua»;

«Janeiro quente traz o diabo no ventre»;

«Manhã de nevoeiro, ou muita água ou bom solheiro»;

«Entrudo borralhudo, Páscoa em casa, Natal na praça»;

«São Miguel erveiro, guarda o palheiro»;

«Em Abril ainda a velha queimou o carro e o carril, e o maior bocado ainda o deixou para o mês de Maio»;

«Se a candieirola chora (2 de Fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias) está o frio fora, se se ri, está o frio para vir».


Retirado de «PARTIDA  -  COMUNIDADE DA ZONA DO PINHAL NA BEIRA BAIXA», de Luís Leitão -  Composto e impresso nas Oficinas Gráficas do Jornal do Fundão, 1991.

Nota: O livro de onde foi retirado este texto foi escrito a partir de um trabalho académico realizado pelo autor, em colaboração com Ruy Faria, durante o ano letivo de 1970/1971. Só isso justifica algumas das posições mais extremadas referidas pelo autor, que naquela altura ainda existiam entre as gentes das várias localidades à volta de São Vicente. Felizmente que hoje tudo é bastante melhor; não porque tenha passado o tempo suficiente para produzir grandes mudanças, mas sobretudo porque o contexto sociocultural do País se alterou significativamente nas últimas quatro décadas, potenciando também mudanças em termos das atitudes e comportamentos das pessoas.


M. L. Ferreira

domingo, 3 de julho de 2016

A caminho da Orada


Jornal Reconquista, 30 de junho de 2016

José Teodoro Prata

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Os trabalhos e os ganhos

Sendo uma terra [São Vicente da Beira] em que só havia agricultura, as pessoas não tinham emprego certo e tinham que ganhar a vida das mais variadas formas. Os grandes proprietários, na maior parte das vezes, não pagavam em dinheiro [anos 50 e 60]. Punham as terras e os meios para tratar da lavoura e os trabalhadores apenas davam a mão-de-obra. E a forma de pagar não era igual para todas as culturas. Por exemplo, por um dia de trabalho normal, os homens recebiam meio litro de azeite ou meio alqueire de trigo ou milho. Esta era a forma mais comum de serem tratados os terrenos e os respetivo pagamento. Quando se tratava de uma cultura específica, a forma de receberem já era diferente. Na cultura da batata, do milho e do feijão, o proprietário dos terrenos, além de dar a terra, também punha à disposição de quem trabalhava as ferramentas e a semente. O trabalhador tratava de toda a faina agrícola, que passava pelo arranjo da terra, sementeira, monda e rega, e quando se fazia a colheita era uma parte para o trabalhados e três para o dono da terra.
No olival, a percentagem era diferente. Aqui, o proprietário dava os terrenos e os olivais e o trabalhador tinha que tratar das oliveiras, colher a azeitona, limpá-la e transportá-la para o lagar que mais interessasse ao proprietário. Depois de recolhido o azeite, o trabalhador ficava com uma parte e o dono do olival ficava com sete partes. Naquele tempo, não ficava uma azeitona no chão. Tudo era aproveitado e até havia quem, depois da colheita, ia ao rabusco, ver se apanhava alguns quilos de azeitona, para poder fazer alguns litros de azeite. Foram uns tempos muito difíceis, em que havia muita gente que nem azeite tinha para pôr no caldo. O meu falecido pai ia do Valcaria para o Miguel Vicente, a cerca de sete quilómetros, trabalhar na colheita da azeitona. Por cada dia de trabalho, tinha de fazer catorze quilómetros a pé.
Na ceifa dos cereais, muitos dos habitantes de São Vicente da Beira iam para os mais variados locais a fazer a ceifa manual das grandes searas. O mais longe para onde foram trabalhar foi para o Alto Alentejo e na zona da Beira Baixa iam para todo o lado: Tortosendo, Lardosa, Alcafozes, Ladoeiro… Além do trigo, ceifavam centeio e aveia. Chegavam a andar lá por mais de cinquenta dias, sem virem a casa. A percentagem que recebiam era o chamado quinto, por isso diziam que iam ao quinto. Uma vida muito dura! Quanto mais se ceifava, mais cereal trazíamos para casa. Por isso, começava-se a trabalhar logo ao romper do sol, parávamos por volta das dez horas para o almoço e à uma da tarde jantávamos. A seguir, dormíamos uma sesta de uma hora e depois começávamos logo a ceifar. Isso durava até às seis da tarde, quando comíamos a merenda e depois voltávamos ao trabalho até ao descorecer, altura em que era comida a ceia. Dormíamos ao relento ou num cabanão de palha. Chegavam-se a juntar entre trinta e cinquenta homens, todos a ceifar.
Depois da ceifa, tínhamos de malhar os cereais. Numa eira grande, de terra batida ou de pedra, era espalhada a palha e com os mongais ou em propriedades maiores com as malhadeiras, que eram acionadas por tratores através de uma polie. Acabada a malha ou a debulha pela malhadeira, ainda se ficava lá mais dois ou três dias, para se atar a palha ou fazerem-se uns castelos com a palha empinada. Finalmente, regressávamos a casa com os cereais que foram ganhos com o trabalho e que eram transportados em carros de vacas.
Andei nestas ceifas em 1963, na Lardosa, quando o meu pai foi para a França. No ano de 1968, estive no Tortosendo, para o mesmo trabalho. Eram sempre à volta de trinta homens, quase todos já falecidos. Dos que me lembro, apenas cá andam três.

Relato de Joaquim Teodoro dos Santos, em pequena autobiografia, edição de autor, publicada pelo GEGA, em Janeiro de 2015.

José Teodoro Prata

terça-feira, 28 de junho de 2016

Justiças

Era um dia como todos os outros. O sineiro trazia a vara do sino do concelho na mão e preparava-se para o badalar; as portas dos paços da câmara abriram-se, na praça já havia cidadãos que esperavam para resolverem assuntos pessoais
O meirinho chamou o carcereiro e disse-lhe para ir à enxovia buscar o preso que tinha sido encarcerado na véspera, para ser presente ao juiz de fora
Um pobre diabo que cometeu o erro de roubar uma galinha ao senhor conde. A mulher estava muito mal, o boticário recomendou caldos de galinha…
Coitado, dizia o povo em surdina. Quem rouba pouco é ladrão, mas quem rouba muito é barão.
Era um dia outonal, o sol entrava por entre as grossas grades da cadeia, o coitado estava sentado por detrás das grades, recebendo os raios solares da manhã.
A noite tinha sido gélida, a palha lhe serviu de cobertor, carcereiro chamou-o e levou-o à presença do juiz. A mulher carregadinha de sezões tremia como se fosse uma cana agitada pelo vento, a ninhada dos filhos agarrados à saia da mãe choravam copiosamente, as pessoas pediam clemência, o vigário subiu as escadas do balcão da cadeia, entrou no tribunal para interceder, já tinha ido falar com o senhor conde. O juiz condenou-o a passar o dia no pelourinho e que não voltasse a fazer o mesmo; se fosse apanhado a roubar, a forca seria o seu destino

Os condenados recebiam do juiz sentenças punitivas, pecuniárias e condenatórias.
Nas punitivas, os réus eram expostos ao sarcasmo das pessoas que passavam em frente ao pelourinho; à noite, soltavam-nos e seguiam em paz para suas casas. Nas pecuniárias, o réu pagava uma coima ao tribunal e ao queixoso e não passava pela vergonha de… Havia condenados, casos raros; ao fim do dia eram desamarrados do pelourinho e levados para a forca que ficava na Devesa, onde eram enforcados.
À frente, o pregoeiro anunciava o motivo da condenação, atrás o vigário juntamente com o povo rezavam ladainhas para implorarem a misericórdia divina, ao mesmo tempo abafavam a voz do pregoeiro…



Este ferro fazia parte da grade da cadeia, situa-se numa propriedade no Valouro que pertence ao doutor Lino. (Não sei se ainda lá se encontra).

J.M.S

domingo, 26 de junho de 2016

Feira Medieval, 2016



Os Bombos VICENTINOS.


 Os formidáveis galináceos do Zé.


Olha aquele!


Era este ou o que leva na mão.


 Entretanto, a comitiva presidencial visita os expositores. Na foto, a tasca dos Bombos.


 A Dulce a a filha voltaram a expor as suas lindas rendas.


A rapariga dos gansos e o pastor com o seu cão.


 A comitiva dos filhos de algo.


A hora da janta.


E depois sofrer, até ao minuto 117.

José Teodoro Prata