terça-feira, 5 de abril de 2016

Lugares aonde se torna - 7

Papéis do Convento de São Francisco e Santa Clara à vista
Na última arrumação lá em casa, apareceram uns papéis do Convento de São Francisco de São Vicente da Beira, anteriores à implantação do Liberalismo. Para quem possam interessar, aqui se dá o seu registo (ANTT-Devassas Gerais de Freiráticos, 1810-1824 – São Vicente da Beira, 1816-1818, maço 1629).
No fim do século XVIII, o Convento (fundado para nele viverem 33 freiras) dava sinais de alguma decadência: o efectivo estava reduzido a 15 religiosas professas, «todas velhas e decrépitas» (de que se dava como razão a persistência da proibição de novas admissões nos conventos); por carta régia, é autorizada a entrada de 15 noviças (Licença do Príncipe Nosso Senhor…, 27-01-1793, op. cit., ms. 1).
Por esta documentação sabe-se que, em 1813, a situação do Convento é bem pior, com apenas 7 religiosas (Mapa geral do estado actual do Mosteiro…, 19-08-1813, id., ms. 9), apesar do ingresso de duas mulheres no noviciado: D. Ana Mariana, do Casal da Serra, e Maria Rosa Arminda Machado, natural de Peroviseu, dando elas ao Convento, em vida, respectivamente, 30 e 60 mil réis por ano (Cartas do Ministro Provincial dos Menores Observantes da Província de Portugal, 26-01-1807 e 06-04-1807, id., mss. 6 e 7; idem, 13-09-1807, id., ms. 8).
Além das freiras professas, o Convento acolhia outras mulheres, sem votos, como se indica: em 1794, ali se recolhe, «para escapar ao mundo», D. Joana Inês de Brito Mouzinho Homem, de São Vicente, «órfã de pais e sem parente algum próximo», onde se sustentará, mais a criada, com «a pequena produção da sua sorte» (Licença do Príncipe Nosso Senhor…, 17-01-1794, id., ms. 2); em 1796, Brites Catarina Machado, viúva, irmã da madre prioresa do Convento, com sua criada, aí se juntando a (sua filha?) Maria Rosa Pires Machado, órfã, que aí se criou, «para que, assim recolhidas, se livrassem dos riscos e contingências do mundo» (Licença do Príncipe Nosso Senhor…, 25-08-1796, id., ms. 3). Em 1800, é admitida, também com criada, Maria Cândida, referindo a documentação que com o consentimento de toda a comunidade conventual (Carta…, 06-06-1800, id., ms. 5), sendo por isso de presumir que era o procedimento usual nas admissões de seculares. Em 1815, referencia-se o recolhimento, como secular, de D. Mariana Xavier Taborda Pinhately (sic) de Sá Souto Maior Soares de Albergaria, também acompanhada de uma criada, com meios com que se sustente e expressa obrigação de «usar da modéstia e moderação nos vestidos [como praticam] as educandas nos claustros religiosos» (Licença do Ministro Providencial…, 13-03-1815, id., mss.10 e 11).
Uma referência às finanças da instituição: em 1799, tem de receita 592,5 mil réis (de pensões, foros e rendas, e de padrões, estando já deduzida a dízima, destes últimos, para o erário real, pagando ainda 8,2 mil réis de dízima eclesiástica (Receitas do Convento de S. Francisco de S. Vicente da Beira, 25-04-1799, id., ms. 4); em 1813, as receitas ascendem a 593,613 mil réis, pagando 28,78 mil réis (Mapa geral…, cit., ms. 9), registando o mesmo documento que o edifício em que está o Convento é muito antigo, a precisar de obras, para as quais são necessários, para trabalhos de carpintaria e de pedreiro, respectivamente, 2.400 mil réis e 341,6 mil réis.
Na janela temporal aberta por estes documentos, identificam-se duas prioresas do Convento de São Francisco: Soror Maria Marcelina Josefa de Santa Ana (1796 e 1800) e Soror Maria Joaquina da Encarnação (1813), havendo ainda registo dos nomes de outras freiras professas: as Irmãs Maria Inácia Agostinha de Santa Ana, Clara Teresa de São Jerónimo (em 1799), Joana Batista Xavier da Visitação e Luísa Ana de S. Diogo (em 1799 e 1813).
Do lado de cá, continua em aberto a curiosidade sobre esta instituição, a par de outra, também em São Vicente, o convento de Santa Clara, que acolheu, pelos anos 80 do séc. XVII, as “boas irmãs” Polónia da Conceição e Juliana do Nascimento. A ver vamos.

José Miguel Teodoro

domingo, 3 de abril de 2016

Ribeira de São Vicente

Na serra Guardiã tem a nascente
A Orada por companhia
Rio beira da nossa alegria
Banhas a vila de São Vicente

São fecundos teus nateiros
Terras ricas, criadoras
Onde se fazem as lavouras
Boa erva nos lameiros

És o nosso rio amado
Rio beira maravilhosa
De inverno, vais caudalosa
No verão, sequiosa
Teu leito é apertado

Eram tantos os lagares
Que tinhas nas tuas margens
Hoje não passam de miragens
Restam apenas os lugares

Moinhos, açudes, onde nadavam
Os jovens de São Vicente
As mulheres a roupa lavavam
Saudades! Certamente

Tuas águas saltitando
De pedrinha em pedrinha
Outro rio vão encontrar
Nele vais desaguar
Maior caudal, outra vidinha
O Tejo já se avizinha

Sempre, sempre a caminhar
Chegas à grande cidade
Mas continuas a ter saudade
Da vila que deixaste ficar

Eis que chegaste finalmente
Ao grande oceano, ao mar
Grandes paquetes a navegar
Carregadinhos de gente

Navegam para longes terras
Mar salgado, mar português…
Tenho saudades de vocês
Saudades das nossas serras


Zé da Villa

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Natureza

Os madeireiros que cortaram o pinhal do senhor Gomes montaram acampamento na extrema comigo e deixaram-me este lixo todo.
Como andaram vários meses pelo Cabeço de Pisco e outras zonas de São Vicente, dá para imaginar o lixo que abandonaram em cada poiso!

É um crime sujar a Natureza, tão bonita!


José Teodoro Prata

terça-feira, 29 de março de 2016

Lugares com histórias

Namoros antigos
  
Como é que começámos a namorar? Olhe que já lá vão uma tormenta d’anos, mas ainda me alembro como se fosse hoje.



Andava com o meu pai a fazer aquela casa além em cima e via-a passar para a fonte ou a caminho da horta, com a cesta enfiada no braço. Havia dias que abalava logo de manhã, com um molho de mantas à cabeça, e só voltava já rente ao sol-posto. Assim que a via aparecer ao fundo da rua, até parece que o coração me queria saltar do peito e já nem as pedras assentavam como devia ser, umas em cima das outras. Às vezes até me esquecia que o meu pai podia ver e ficava parado a olhar e a sonhar que ainda um dia ela havia de ser minha.
Era a rapariga mais linda das redondezas! Mas o diabo é que ela tinha tanto de bonita como de arisca e, se calhava estar à porta ou à janela quando eu passava, assim que me via arrecadava-se logo para dentro. De modo que o tempo foi passando e não havia meio de arranjar maneira de chegar à fala com ela. Um dia, já andávamos nas empenas, o meu pai volta-se para mim e diz-me assim:
- Mas que raio de homem és tu que nem tens porte para pedir namora à cachopa!
- Qual cachopa é que vossemecê diz?
- Atão eu não te tenho visto a olhar para aquela além?
E eu a julgar que ele ainda não tinha percebido nada…
- Vossemecê não está bom da cabeça! Onde é que me viu a olhar p’ra ela?
- Não que não vejo… E olha que a rapariga até é bem asadinha! E há de ser trabalhadora, que não pára, sempre numa fona de um lado para o outro.
Passados uns dias, estava ela sentada à porta de casa.
- Estava a migar couves para as pitas.
Vê como ela também ainda se lembra dessa parte?
E eu já não aguentava mais. Peguei numa pedrinha e atirei-a devagar, não fosse acerta-lhe na cabeça. Foi-lhe cair mesmo aos pés. Deve-se ter assustado que olhou a toda a roda e, quando deu comigo lá em cima, perguntou-me, a modos que zangada:
- O que é que tem que andar a atirar-me com pedras?
- Olhe que não fui eu! Ia lá agora atirar pedras a uma rapariga tão linda…
- Se não foi vossemecê, deve ter sido o meu anjo da guarda.
- Nunca se sabe…
Quando foi à noite, que largámos, passei-lhe à porta e já não se escondeu. Dei-lhe a salvação e ela, ainda meio entre dentes:
- Vão lá com Deus.
Nos dias a seguir, sempre que a via, a mesma coisa; e por fim até já dava um sorriso. E os olhos dela ficavam ainda mais lindos quando se ria! Passados uns tempos, a um domingo, esperei-a à saída da missa e acompanhei-a até à porta de casa. E mal arranjei maneira de começar esta casinha para nos metermos cá dentro, pedi-a em casamento. Até hoje!
-­­ Está a ver como as coisas são? Mal sabia eu que havia de ser ele o meu Anjo da Guarda! E olhe que bem me tem valido, nas horas boas e nas más, que também têm sido muitas…
- Então e não foi aquilo que prometemos um ao outro no altar?

M. L. Ferreira

quarta-feira, 23 de março de 2016

Páscoa

A Páscoa dos cristãos, juntamente com a festa da Natividade, são as duas festividades mais importantes do calendário da Igreja.
A Natividade comemora o nascimento de Jesus, a Páscoa assinala a vitória da morte através da Sua ressurreição.
O tempo quaresmal recorda-nos os quarenta dias que Jesus viveu no deserto, onde passou privações de toda a ordem e foi tentado pelo demónio.
- Tudo isto Te darei se me adorares.
- Afasta-te de mim, satanás!
Durante quarenta dias, o povo crente jejua e faz penitência, é tempo de recolhimento.
 Antigamente as rádios, nomeadamente na semana maior, passavam música clássica, as folias terminavam na quarta-feira de cinzas.
A quaresma recorda-nos o sofrimento de Cristo até à sua morte na cruz.
A semana maior inicia-se Domingo de Ramos, com a entrada triunfal de Jesus e a Sua aclamação popular, na cidade de Jerusalém.
Quatro dias depois, o povo que o tinha aclamado condenou-O.
Interrogatórios, calúnias, e finalmente a morte na cruz.
Ao terceiro dia, Domingo de Páscoa, ressuscitou.
A Páscoa Judaica lembra a libertação do povo que esteve cerca de quatrocentos anos escravizado no Egipto. Os hebreus recordam também a passagem do anjo da morte pelas terras do Egipto. Nesse dia, o povo hebreu matou um cordeiro e com o sangue marcaram as portas, desta maneira o anjo passava. Nas casas que não tivessem o sinal, se houvesse nelas recém-nascidos, o anjo praticava a justiça…
É a festa da primavera, os hebreus assinalavam a Pessach, porque também se iniciavam as ceifas da cevada.
A Páscoa dos cristãos é um tempo de renovação, um tempo novo.
Através da Sua paixão e morte na cruz, Cristo redimiu-nos dos pecados e das tentações.

Jesus é o novo Cordeiro imolado, que libertou do pecado e da morte todos as criaturas que crêem na Sua ressurreição.


 Domingo de Páscoa, o senhor vigário percorria as casas do vicentinos benzendo-as e dando o Senhor a beijar a todas as famílias.
Os moradores das Quintas e do Caldeira recebiam o Senhor segunda-feira de Páscoa, o Casal no dia da festa da Santa Bárbara.
A Cruz florida simbolizava a vida, a ressurreição do Senhor. Cristo está vivo.


Ovos


Azeitinho das oliveiras de São Vicente


Açúcar



Aguardente


Envolve-se tudo muito bem, até a massa ficar rala, mas consistente


O forno está a ficar “branquinho”


Eis o produto final: são bolos da Páscoa de São Vicente da Beira


Esquecidos


Bolos de leite

Não há nada de novo, é só acrescentar mais um ponto e a história renova-se.
Para além da aguardente, açúcar e azeite, os nossos bolos levam também canela, leite, fermento…
Olhem, uma Páscoa feliz para todos!

J.M.S.

sábado, 19 de março de 2016

Mais uma boa notícia...

Voltar à escola

A USALBI alargou a sua área de ação e abriu pólos em várias freguesias do concelho. Uma das freguesias contempladas foi a nossa. E foi uma emoção voltar a subir aquelas escadas na qualidade de aluno!


Ainda não são muitos os que iniciaram as aulas, mas estão todos muito entusiasmados, principalmente com as aulas de informática, o que é um bom começo. Talvez no próximo ano o número de inscrições aumente.


“VIVER, APRENDER, CONVIVER” é o lema que justifica o trabalho das Universidades Sénior: não interessa apenas viver mais; interessa, sobretudo, viver melhor. Uma grande verdade!

M. L. Ferreira

quinta-feira, 17 de março de 2016

Replantação



Já foram plantadas novas árvores na Estrada Nova, a substituir as que se cortaram no outono. 

Maria da Luz Teodoro