sexta-feira, 22 de maio de 2009

A Orada


O tio Joaquim Teodoro (1891-1993), em entrevista gravada, no ano de 1990:
A Senhora da Orada é muito antiga.
Houve uma lei, e foi cá e na nação toda, qualquer pai, mãe, que tivessem uma filha que aparecesse grávida, eram obrigados a desterrá-la, a matá-la ou a abandoná-la.
Um pai encontrou a filha grávida e, para não a matar, levou-a para o sítio onde está a cruz. Havia lá uma cova funda e o pai deixou-a lá. Por Deus, apareceu uma corça e ela mamava a corça, mas vinha a beber água à fonte, atrás da capela.
A rapariga esteve ali a viver naquela cova e chorava muitas lágrimas, num ermo daqueles e não se podia vir embora para casa, porque era proibido. Ela rezava muito e apareceu-lhe Nossa Senhora e disse-lhe que ela não andava grávida. Quando bebeu água numa fonte, de bruços, entrou-lhe uma cobrinha pequenina para dentro da barriga e governava-se pelo que ela comia. A Senhora disse-lhe para ir para casa dos seus pais e que lhes dissesse que aquecessem uma caldeira de leite quente e a cobra, quando lhe desse o cheiro do leite, se desenroscava e lhe havia de sair pela boca e cair para dentro da caldeira; que fizessem ali uma capelinha com o nome de Nossa Senhora da Orada. Orada pela oração que a rapariga fazia.
Os pais da rapariga pediram então uma esmola pelo povo e fizeram a capelinha. Na pia da água benta, dentro da capela, estava lá a cobra.
A capela já foi acrescentada, por várias vezes. Em 1930, quando a minha primeira mulher morreu, andavam a acrescentar a capela-mor, porque era muito pequenina.
Estiveram lá uns frades, há muitos anos.
A parte da casa onde estava a pedra d´hera pertencia à capela. O António Neto tirou a pedra e levou-a para a capela.
Eu estive lá muitos anos como rendeiro. O ermitão que lá estivesse era senhor da casa toda, só no dia da festa é que não. Vinham os festeiros a prepará-la, porque os padres iam lá a comer. A festa foi sempre no quarto domingo de Maio.
Houve um homem, o Ricardo Velho, avô do Manuel Valente, que aforou aquilo e morreu-lhe a mulher e depois ficou para a Casa Cunha. Depois eu estive lá de rendeiro e ainda me obrigavam a dar uma galinha com uma ninhada de pitos e muitas coisas da agricultura.
Havia uma fonte que estava atrás da capela, essa é que era a fonte. O Ricardo Velho é que, para aproveitar aquele bocadinho, arrasou a fonte e foi pô-la do outro lado, mas a fonte natural era atrás da capela. E ao pé da fonte havia um moinho para moer milho e outra semente.


Casa CunhaEsta família comprou a propriedade da ermida à Câmara Municipal, em data que ainda não conhecemos, mas certamente por volta de 1850. Em 1980, a Casa Cunha vendeu-a a Joaquim Teodoro dos Santos e a José Francisco Matias, os quais dividiram propriedade entre si e ainda hoje a detêm. É na parte de José Francisco Matias que se capta a água Fonte da Fraga.

CruzLocaliza-se a cerca de 100 metros da capela, no alinhamento desta com a casa do ermitão, sempre a subir, no meio do mato. Tem a data de 1887.

Festa no quarto domingo de MaioNão tinha razão o tio Joaquim Teodoro. Pelo menos até 1895, ano em que a festa se realizou no dia 21 de Abril, a data da festa era no domingo de Pascoela, que é o 1.º domingo depois da Páscoa. No passado, a romaria a Nossa Senhora da Orada integraria os festejos da Páscoa.

Fonte atrás da capelaSegundo relato do pároco de S. Vicente, na altura o P.e Tomás da Conceição Ramalho, em 1952 construiu-se o muro de suporte do terreiro da capela, tendo sido encontrada esta fonte, que foi novamente soterrada. António Teodoro trabalhou nessa obra como pedreiro e garantiu que a fonte tinha inscrições antigas e que foi tapada sem ser demolida. O P.e António Branco informou-nos que, em obras posteriores, tentaram localizar a fonte, mas não conseguiram.
O buraco na parede serve para escoar a água dessa nascente. Ao lado, havia um moinho.


Pedra d´heraÉ uma pedra de calcário, com o símbolo da Ordem de Cristo, que estava na parede da casa do ermitão. O António Neto, mordomo da capela durante muitos anos e colaborador do P.e Branco, tirou-a da parede da casa e guardou-a, para proteger esta obra de arte. Na parede da casa, ainda continua aberto o buraco do sítio onde estava a pedra.

Ricardo VelhoEra descendente de Ricardo Joze que, na época das Invasões Francesas (1807-1812), era o ermitão da Senhora da Orada. Ricardo Joze era natural do Souto da Casa. Cultivava as fazendas da ermida, era carpinteiro e cuidava da capela. O Ricardo Velho terá sido ermitão, nos inícios do século XX. Assim, esta família ocupou o cargo de ermitão da Senhora da Orada durante cerca de 100 anos. O Ricardo Velho era o avô do Manuel Valente.

Mais informação sobre a ermida pode ser consultada no livro: “Senhora da Orada”, de José Teodoro Prata, publicado pelo GEGA, em 2001. As fotos são do Tó Sabino. O livro está esgotado, mas existe em muitas casas de S. Vicente da Beira.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

As Invasões Francesas 2

Continuamos, hoje, a dar notícia dos carreiros (ganhões que transportavam de mercadorias nos carros de bois) da freguesia de S. Vicente da Beira, que prestaram serviços aos exércitos português e inglês, na Guerra Peninsular (1807-1812), conhecida por Invasões Francesas.
Para conhecer melhor as condições em que se andava nos embargos, deve consultar-se a anterior publicação “As Invasões Francesas”.
Como se pode verificar, faltaram muitos homens à romaria a Nossa Senhora da Orada, em Maio de 1812, e muitas terão sido as preces por eles rezadas!


Casal da Serra
Em Maio e Junho de 1811, Joze Francisco andou com a sua junta de vacas a puxar o trem do exército inglês, entre Abrantes e Nisa, e a prestar serviços aos exércitos, em Abrantes, durante 33 dias.

Mourelo
Em Maio de 1812, a junta de Manoel Leitam transportou mercadorias entre Abrantes e Elvas, durante 31 dias.

No mesmo serviço, período e data, andou também a junta de Jose Antonio e Jose Alves.

Pelo mesmo período e na mesma data, andou a junta de Joam Franses e Joze Mateos, mas a transportar lenha para um forno, em Abrantes, onde se situava o Quartel-general das tropas inglesa e portuguesa.
Este Franses não tem relação com os franceses que invadiram Portugal, em 1807-1812, pois esta família já vivia, no Mourelo, pelo menos 50 anos antes.

Paradanta
Em Maio e Junho de 1812, por 33 dias, andou Manoel Mendes, criado de Manoel Leitam, com a junta de vacas, entre Abrantes e Nisa, levando o trem do Hospital e entre Abrantes e Elvas, carregando pólvora e bala.

Partida
Em Abril de 1812, Manoel Mateus transportou cevada, no carro de bois, entre Abrantes e Nisa, e trouxe arroz e bacalhau, de Vila Velha para Castelo Branco. Gastou 11 dias nestes serviços, entre Abrantes e Castelo Branco.

Em Maio e Junho de 1812, a junta de Manoel Martins e Manoel Alexandre puxou o trem do hospital, entre Abrantes e Nisa e levou pólvora e bala de Abrantes para Elvas. Foram 33 dias.

Os mesmos 33 dias e na mesma data, mas entre Abrantes e o Pego, andou o ganhão de Antonio Fernandes a acarretar rama, vinho, pão e carne.

Pereiros
Em Maio de 1822, por 28 dias, andou a junta de Manoel Andrade, entre Abrantes e Nisa, a puxar o trem do hospital, em Abrantes, a fazer carregos, e de Abrantes a Castelo de vide, a levar o trem do hospital.

Tripeiro
Em Maio e Junho de 1812, foram para Abrantes e lá ficaram a acarretar lenha, durante 32 dias, três juntas de vacas de Manoel Vas, Joaõ Ribeiro e Manoel Antunes Maximo.

Violeiro
Em Maio e Junho de 1812, partiram duas juntas de vacas para Abrantes e trabalharam durante 30 dias. A junta de Joze Pires fez duas viagens a Elvas, para levar bolacha. A junta de Joze Rodrigues mosso puxou o trem do hospital de Abrantes para Nisa e depois fez outro serviço de Nisa para Elvas.

No livro que serve de base a este trabalho, abaixo indicado, defendeu-se que as juntas em que foram indicados dois donos resultavam da junção de duas vacas de proprietários diferentes.
O autor foi vítima do individualismo agrário em que cresceu, em S. Vicente. Mais tarde, aprendeu o que era a torna, na freguesia das Sarzedas, e conheceu a prática comum da pastorícia, nas aldeias da freguesia da Sobreira Formosa, onde, cada dia, uma pessoa apascentava o gado de todos. Há dias, soube, por um aluno, que, numa aldeia da freguesia de Alvito da Beira, só existia uma junta de bois, propriedade de 6 famílias, ficando cada família com a junta de bois, por uma semana.
Era certamente esta a realidade nas povoações do antigo concelho de S. Vicente da Beira, em inícios do século XIX. Nos casos em que se indicam dois proprietários, é porque teriam a junta a meias, um foi com ela, mas os dois apresentaram a conta, para pagamento do serviço.


Para saber mais, consultar: "O Concelho de S. Vicente da Beira na Guerra Peninsular", de José Teodoro Prata, publicado pela Associação dos Amigos do Agrupamento de Escolas de São Vicente da Beira, em 2006.

sábado, 16 de maio de 2009

Quadra antiga

Vale a pena voltar a uma quadra, publicada na última postagem:

Nossa Senhora d´Orada
Meu coração lá me fica
Preso ao Vosso altar
Com vara e meia de fita.

A referência à vara, antiga medida linear, até à introdução do sistema métrico décimal, em 1814, demonstra a antiguidade de algumas quadras dedicadas a Nossa Senhora da Orada.
A vara era a medida padrão das antigas medidas lineares.
No século XVIII, a Câmara de S. Vicente da Beira tinha uma barra de ferro, onde estavam marcados a vara e o côvado. Era chamada a craveira, o padrão por onde a autoridade, o aferidor, fiscalizava as varas usadas, no concelho, pelas tecedeiras e pelos mercadores.
A vara media 5 palmos e correspondia a 1,10 metros.
A fita que os romeiros deixariam a Nossa Senhora da Orada media, então, 1,65 metros.



Eu e as minhas irmãs, no cruzeiro da entrada do terreiro da Senhora da Orada.
No sentido dos ponteiros do relógio, a seguir a mim está a Eulália, depois a Maria da Conceição (São), a Maria da Luz (Luzita) e a Maria Albertina (Tina). Estes nomes não são um espanto, mas são cá da terra, têm mais encanto, como diria o António Variações.
Romaria de Maio de 1976.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Nossa Senhora da Orada

A romaria é já no próximo fim de semana. Há que combinar a merenda e treinar as cantigas!

Nossa Senhora d´Orada
P´ra lá vou eu agora
Meu coração cada dia
Minha alma a toda a hora

Nossa Senhora d´Orada
O Vosso sino não soa.
Mandai vir um depressa
Da cidade de Lisboa.

Nossa Senhora d´Orada
Vossa capela cheira
Cheira a cravo, cheira a rosa
Cheira a flor de laranjeira

Nossa Senhora d´Orada
Quem vos varreu a capela
Foram as moças de São Vicente
Com um ramo de marcela

Nossa Senhora d´Orada
Quem vos varreu o terreiro
Foram as moças de São Vicente
Com um ramo de loureiro

Nossa Senhora d´Orada,
Que vive ao pé da serra
É a estrela mais brilhante
Que temos na nossa terra.

Nossa Senhora d´Orada,
Vinde abaixo à ribeira
A ver a mocidade
De São Vicente da Beira.

Nossa Senhora d´Orada,
Tem uma ´strela na testa
Que lhe puseram os pastores
No dia da sua festa.

Nossa Senhora d´Orada,
Tem uma estrela no manto
Que lha puseram os pastores
No dia do Espírito Santo

Nossa Senhora d´Orada
Meu coração lá me fica
Preso ao Vosso altar
Com vara e meia de fita.

Nossa Senhora d´Orada,
O Vosso terreiro é chão.
Este ano está de relva
Mas para o ano dará pão.

Nossa Senhora d´Orada
Vossa água tem virtude.
Com ela tantos doentes
Recuperam a saúde!

Nossa Senhora d´Orada
Tem um sino no telhado,
Para chamar os pastores
Que andam na serra com o gado.

Nossa Senhora d´Orada
Meu coração lá me fica
Preso ao Vosso altar
Com vara e meia de fita.

Nossa Senhora d´Orada
As costas Vos vou virando,
Minha boca se vai rindo
E os olhos cá vão chorando.

Recolha de João Caldeira dos Reis Couto, José Teodoro Prata e Maria Isabel dos Santos Teodoro.


Eu e a minha irmã Eulália, com o cabaz da merenda, nos Carqueijais, a caminho da Senhora da Orada, em 1976.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

As Invasões Francesas

A partir de hoje e até ao final do ano, mensalmente, daremos notícia dos carreiros (ganhões que transportavam de mercadorias nos carros de bois) da freguesia de S. Vicente da Beira, que prestaram serviços aos exércitos português e inglês, na Guerra Peninsular (1807-1812), conhecida por Invasões Francesas.
Na época, a esta requisição dos carreiros, para trabalharem obrigatoriamente e pelo tempo necessário, chamavam embargos.
Os dias indicados não incluem o tempo gasto a chegar ao local do início do serviço, nem o do regresso a casa. Com muito raras excepções, estes trabalhos não foram pagos.
Muitas vezes, o lavrador mandou o seu ganhão, mas indicou-se o nome do patrão.
Abundam os serviços em 1812, ano em que os exércitos português e inglês empurraram o exército francês para fora do território nacional, através da conquista das fortalezas que guardavam Portugal e Espanha, de cada lado da fronteira: Almeida-Cidade Rodrigo e Elvas-Badajoz. Os nossos ganhões foram fundamentais, no fornecimento das tropas, para esse último esforço de guerra.



Gravura da época das Invasões Francesas, representando os carreiros que transportavam as mercadorias dos exércitos. Clicar, para ver em pormenor.

S. Vicente da Beira
Em Abril e Maio de 1810, Pedro, ganhão de Berardo Joze Leal, feitor de Gonçallo Caldeira (pai do 1.º visconde da Borralha), andou 15 dias a transportar milho de Abrantes para a Guarda.
Em Abril e Maio de 1812, o mesmo ganhão andou a transportar palha de S. Vicente da Beira para Alpedrinha.

Em Maio de 1812, Francisco António Simoens transportou bolacha, durante 13 dias.
Francisco António Simoens era o escrivão da Câmara Municipal.

Em Maio de 1812, Francisco Ferreira, morador na Rua Velha, andou 29 dias, entre Abrantes e Nisa, a dar serventia às tropas. Este lavrador foi a pessoa do antigo concelho de S. Vicente da Beira que mais tempo trouxe a sua junta de bois a trabalhar para os exércitos português e inglês, durante toda a guerra. Foram 95 dias, no total.

Em Abril de 1812, Francisco Santo e Joaõ Bernardo, cada um com a sua vaca a puxar um carro, durante 12 dias, levaram arroz de Abrantes para Nisa e, em Vila Velha, carregaram bolacha e arroz, para Castelo Branco.

Em Maio de 1812, o ganhão de Ignes, viúva de Domingos Vas Rapozo, andou a fazer transportes em Abrantes, durante 24 dias.

Em Maio de 1812, Joaõ Roiz Lourenço Caio, natural da Torre, mas casado com a filha do foreiro (rendeiro) do Casal do Monte do Surdo, onde residia, prestou os seguintes serviços, durante 30 dias: ajudou a puxar o trem do Hospital Real entre Abrantes e Nisa, acarretou víveres em Abrantes e levou pólvora e bala de Abrantes para Elvas.
Joaõ Roiz Lourenço Caio era o capitão das ordenanças, a força militar local, e descendem dele as pessoas da família Caio, em S. Vicente da Beira.

Na próxima semana, apresentaremos os serviços dos ganhões das terras anexas desta freguesia.

Para saber mais, consultar: "O Concelho de S. Vicente da Beira na Guerra Peninsular", de José Teodoro Prata, publicado pela Associação dos Amigos do Agrupamento de Escolas de São Vicente da Beira, em 2006.

domingo, 10 de maio de 2009

Os 99 anos da Filarmónica


A Sociedade Filarmónica Vicentina assinala, no dia 17 de Maio, o seu 99.º aniversário. Para comemorar a efeméride, convidou a sua congénere Cidade de Castelo Branco.
A Sociedade Filarmónica Vicentina foi fundada, no decurso do ano de 1910, pelo P.e João Fernandes Santiago, pároco de São Vicente da Beira, com a colaboração do músico e maestro Valério de Paiva Boléo.
A preparação dos músicos foi rápida, o que permitiu, em tempo recorde, apresentar a Banda à população a tocar músicas da época.
Dezassete anos depois, por alvará do Governador Civil de Castelo Branco, Júlio Rodrigues da Silva, Capitão de Caçadores N.º 6,foi aprovada a Sociedade Musical e os estatutos que a regem. Decorria o ano 1927, a 24 de Maio.
Ao longo dos 99 anos de actividade da Sociedade, além do ‘Tio Valério’, como era chamado, houve mais dois músicos-maestros exímios que merecem ser salientados. Na formação e regência da Banda por longos períodos, mais de 40 anos e mais de 30, respectivamente, Joaquim dos Santos Ribeiro e Sebastião Breia fizeram o seu melhor, para manterem a Banda em actividade e produzir boa música, motivo porque foram agraciados pelos órgãos directivos. Outros músicos-maestros deram contributos valiosos, embora por períodos mais curtos.
Os órgãos directivos que, durante 99 anos, estiveram graciosamente ao serviço da Sociedade Filarmónica Vicentina, tudo fizeram para resolver problemas de diversa ordem, principalmente, pessoal e financeiro, para que Banda pudesse caminhar até aos dias de hoje, cumprindo os desígnios estatuários que são: “Cultura e educação musical” e “Realização de concertos e festas”.
Actualmente, a escola aposta em músicos e maestros formados na sua escola, de forma a melhorar a qualidade dos executantes, numa sede própria, com espaço e funcionalidade.

Dário Inês

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Sopas e missas

Nutriu-se delas até vingar e dos rendimentos continuou a sustentar-se, já depois de ser gente.
É dessa experiência de vida que nos dá testemunho o blogue: http://sopasemissas.blogspot.com/
Mistura os poetas com sopas e relatos de vida, num regresso constante à nesga de terra que foi o seu torrão natal, ali, a meia encosta do Casal da Fraga.
O autor é José Miguel Teodoro, um dos filhos da tia Jú e do tio João Teodoro.
A prosa é de se lhe tirar o chapéu!